Durante agosto, o Amapá vai receber 15 espetáculos em diversas linguagens artísticas por meio do Sesc Amazônia das Artes. São 3 apresentações de artes visuais, uma mostra de cinema, 3 atrações de circo, 2 de dança, 3 música e 3 de teatro. Os artistas participantes vêm dos estados da região amazônica, pelos quais circulam seus trabalhos com o Sesc em maio e agosto deste ano.
O projeto Sesc Amazônia das Artes está em sua 14ª edição contribuindo na circulação e intercâmbio da produção cultural da Amazônia. Fazem parte desta edição os Departamentos Regionais do Sesc do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins – Estados que compõe a área que corresponde a Amazônia Legal – tendo ainda o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da região, e também sua proximidade geográfica.
Em 2023, o Sesc Amapá é o coordenador do projeto e sediou a reunião de curadoria da edição, que aconteceu no ano passado junto aos regionais componentes. Participaram diretores regionais, diretores de programas sociais, coordenadores e técnicos de cultura do Sesc, que discutiram estratégias e conceitos, realizaram o processo de curadoria e seleção dos trabalhos artísticos, e, por fim, a operacionalização logística de circulação da programação ali formatada. O Amapá também criou a identidade visual da edição.
Esta edição teve o primeiro “corredor” em maio, quando os artistas se apresentaram nos estados Acre, Maranhão, Rondônia e Tocantins. Já no mês de agosto, os espetáculos acontecem no Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Amapá e Piauí. Em Macapá, apresentações com entrada gratuita acontecem na Galeria de Artes e no Salão de Eventos do Sesc Araxá e no auditório de Artes Visuais na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Confira agenda dos espetáculos:
Confira aqui a programação completa do Sesc Amazônia das Artes.