Com o objetivo de promover uma grande troca de conhecimentos, o Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc e Senac, realizou o IV Congresso de Educação. Neste ano, o evento trouxe como tema Tecnologia e Aprendizagem, uma oportunidade para os educadores se aprofundarem mais sobre a temática, podendo levar experiências positivas para a sala de aula. O encontro aconteceu no Centro de Eventos, de 26 a 28 de julho, e reuniu mais de 1.500 participantes.
Durante a abertura do congresso, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, anunciou que, até o final de 2023, o Sesc-CE oferecerá educação infantil, por meio de creche escolar. “Assim poderemos cuidar da educação das pessoas desde o primeiro momento e acompanhar toda a caminhada até sua formação profissional e o seu ingresso no mundo profissional”, ressaltou.
O Congresso iniciou com um painel de abertura realizado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira; o professor doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Igor de Moraes Paim; com mediação do superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi.
Segundo Luiz Gastão, o evento tem o objetivo de contribuir com a educação do Ceará e do País, tendo em vista a participação de diretores do Sesc e Senac de outros estados que participam do Congresso. Para o presidente, a troca de experiências e ideias que o encontro possibilita é outro ponto forte que contribui para a discussão da educação como um todo e, assim, poder proporcionar uma transformação na vida dos estudantes. “Para que eles possam evoluir não só nos estudos, mas também como cidadãos”, finalizou.
A diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, também ressaltou o fato do Congresso ser um momento de aprender e compartilhar, proporcionando diálogos e trocas de soluções e ideias. “Desde a educação básica a qualificação profissional temos vários desafios, então que esse seja um espaço para trocar ideias e compartilhar experiências”, pontuou.
Destinado a professores, gestores públicos da área de educação, pedagogos e especialistas de todo Ceará, o Congresso teve em sua programação palestras, workshops, mesas redondas e cine debates, além de apresentações culturais.