Melhorar a qualidade de vida da população e desenvolver as cidades passa pela transformação digital dos serviços públicos. O investimento em cidades inteligentes no Espírito foi tema tratado por prefeitos e gestores de 30 prefeituras capixabas que participaram. do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Vitória. O evento aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, em 27 de julho.
O gerente geral do Hotel Senac, Thiago Avanza, deu as boas-vindas ao participantes. “Esse é um momento de troca de informações e sinergia, que traz muito valor para os nossos municípios e o Estado. O Senac-ES, como apoiador, recebeu esse evento em um espaço onde são oferecidos inúmeros cursos de qualificação e capacitação, para gerar emprego e renda. São 10 unidades em todo o Espírito Santo prontas para levar profissionalização e oportunidade de preparação de mão de obra para o mercado”, disse.
O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), mostrou como diversas cidades usam a tecnologia para oferecer melhores serviços ao cidadão. “Pela primeira vez a Rede Cidade Digital chega ao Espírito Santo trazendo este evento com ideias, com o compartilhamento de informações capazes de contribuir com a formulação de políticas públicas que impactem positivamente na vida das pessoas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, frisou a importância de se debater o tema na região ao promover a troca de experiências através do Fórum. Ele também lembrou que a pandemia de covid-19 trouxe a necessidade da busca de soluções para os problemas do dia a dia da sociedade. “A tecnologia da informação tem o poder de aglutinar pessoas”, observou o prefeito ao apresentar as inovações desenvolvidas na cidade.
As novas funcionalidades do aplicativo Vitória Online, lançadas nesta semana, segundo o prefeito, foram desenvolvidas para que a interação com a população seja mais simples. “Queremos almejar a máxima acessibilidade para qualquer cidadão para que ele possa ter acesso aos serviços na palma da mão. O aplicativo vai interagir com a vida das pessoas. Não são soluções distantes”
Prefeitos e gestores de Anchieta, Cariacica, Colatina, Itapemirim, Serra e Vila Velha também mostraram como investem em governos digitais.
Para o assessor especial da Secretaria de Ciências, Tecnologia, Inovação e Qualificação Profissional (SECTI) do Governo do Espírito Santo, Jales Cardoso Soares Junior, o ambiente no Estado é favorável para a inovação. Entre as ações de fomento, ele cita o fundo de ciência e inovação, o investimento em centros de inovação, energia solar nos prédios públicos e o desenvolvimento de carros autônomos.
Ainda de acordo com o assessor, a SECTI também tem como meta estimular o crescimento de startups no Estado. “A ideia é levar inovação para os municípios do interior”.
No evento, os gestores também puderam conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Placarsoft, Softplan, IGTECH, Evolution Tecnologia Funerária, SMAR APD, Atman Systemas, UpCities Govtech e Dinâmica Telecom. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Vitória também contou com o apoio do Senac.