Com o objetivo de promover debates sobre a importância da liberdade econômica para o desenvolvimento regional e, consequentemente, para a solução dos problemas sociais e ambientais, a Associação PanAmazônia, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), realiza no dia 7 de Agosto, das 9h às 17h, no auditório da Fecomércio Pará, o seminário “Caminhos para a prosperidade na Amazônia – economia, sociedade e meio ambiente, o equilíbrio indispensável”. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.

A programação vai discutir temas que são fundamentais para o progresso da região amazônica, como “Desafios do empreendedorismo na Amazônia”, tema da palestra de Paulo D’Carli, CEO da Dessana Mining, que pontua que “a prosperidade e a preservação ambiental, a paz e o desenvolvimento da região, somente serão possíveis através do fomento das atividades econômicas e não existe atividade econômica sem empreendimentos e empreendedorismo”. “O desenvolvimento econômico é indispensável para a preservação da floresta. A pobreza é a principal causa da degradação ambiental. Nós lutamos pelo progresso, único meio de garantir a conservação da floresta, assim como uma vida digna para as populações da Amazônia”, explica Belisário Arce, fundador e Diretor Executivo da Associação PanAmazônia.
Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA, enfatiza que “esse seminário pode ser um momento de nivelamento de informações e ampliação de conhecimentos e debates sobre questões importantes para a Amazônia. Produzir e preservar com ganhos sociais é o único caminho possível”.
O seminário será realizado um dia depois dos Diálogos Amazônicos – espaço aberto para discussões da sociedade civil dos oito países participantes da Cúpula da Amazônia e um dia antes da Cúpula, que ocorrerá nos dias 8 e 9 e contará com a presença de todos os presidentes da República dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA. “Em razão da limitação temática dos Diálogos Amazônicos, deixando de incluir o necessário debate sobre o desenvolvimento econômico da região, preferimos realizar um seminário próprio, paralelamente, aos eventos oficiais que estarão ocorrendo em Belém nesse período”, explica Belisário Arce.
Cúpula da Amazônia
A IV Cúpula da Amazônia reunirá os mandatários dos países amazônicos sob a égide do Tratado de Cooperação Amazônico – TCA. Será a quarta vez, desde a assinatura do Tratado em 1978, que os Chefes de Estado de oito países Amazônicos se encontram. Já confirmaram presença Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As autoridades vão discutir questões ambientais e sociais, com vistas à harmonização de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região.