O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia deu mais um passo importante na construção de sua política de sustentabilidade com a instalação de um sistema biodigestor – tecnologia avançada que utiliza processos biológicos para decompor resíduos orgânicos, como restos de comida, em um ambiente controlado, na unidade Sesc Esplanada, em Porto Velho. Por meio desse processo, são gerados biogás e biofertilizante de alta qualidade. Essa solução inteligente permite não apenas o reaproveitamento dos resíduos, mas também a produção de energia renovável e um fertilizante natural que contribui para a agricultura sustentável.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE-RO, Raniery Araújo Coelho, discursou sobre a importância dessa iniciativa e enfatizou o compromisso do Sistema em Rondônia com a inovação e a responsabilidade ambiental. Ele ressaltou que o sistema biodigestor é uma adição estratégica às ações de sustentabilidade já implementadas pelo Sesc, como o programa Ecos, reforçando o posicionamento da instituição como referência na área.
“No ano que a Fecomércio Rondônia completa 40 anos, nosso Sistema demonstra a importância de estar sempre em evolução, e isso inclui uma política institucional comprometida com a autossustentabilidade. Hoje, somos pioneiros na utilização de biodigestor em Rondônia. O projeto Sesc Biogás é uma contribuição do Sistema para a preservação ambiental no mês dedicado ao meio ambiente”, afirmou Raniery.
O diretor regional do Sesc, Osvino Juraszek, pontuou o fato de a iniciativa também dialogar com a educação, uma vez que os alunos do Sesc Escola poderão participar de forma pedagógica de visitas às instalações e aprender cada vez mais sobre a importância da consciência ambiental.
Os impactos social e econômico, gerados pelo fornecimento de biofertilizante, nos agricultores beneficiários também foram destacados durante o evento. A produção do biofertilizante líquido já está favorecendo diretamente pequenos agricultores e assentamentos da região de Porto Velho, gerando resultados frutíferos nas plantações onde é pulverizado.
Passivo ambiental
De acordo com o diretor Sérgio Alves Novo, da SGAM Energia Serviços de Consultoria Energética, empresa que instalou o sistema biodigestor no Sesc Esplanada, entre as principais contribuições da iniciativa estão o passivo ambiental e a grande capilaridade que o produto possui.
Com a instalação do equipamento, serão 10,95 toneladas a menos de lixo orgânico, por ano, que iriam parar no aterro sanitário da cidade e que estão sendo reaproveitados de forma otimizada para a economia, com impacto ambiental mínimo e não poluente. O lançamento do sistema biodigestor do Sesc Rondônia é um marco relevante na busca por práticas mais sustentáveis e na conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
“Este processo de inovação tecnológica também é uma iniciativa dos diretores, conselheiros e dos 11 sindicatos empresariais filiados à Fecomércio, que investem, apoiam e compartilham conosco desse comprometimento sustentável. Estamos orgulhosos dessa iniciativa pioneira no Estado de Rondônia em nível de Sistema”, destacou Raniery Coelho.