
Em visita oficial à capital baiana, o diretor da Procolombia e cônsul comercial, Andres Diaz, esteve na Casa do Comércio, acompanhado da consulesa honorária da Colômbia em Salvador, Diana Quintero, na segunda-feira, dia 7 de agosto. No encontro com o presidente do Sistema Fecomércio-BA, , foram debatidas possibilidades de ampliar as relações bilaterais de comércio entre o Estado e aquele país.
“Temos interesse em promover rodadas de negócios entre exportadores da Colômbia e compradores do Brasil e da Bahia, identificando oportunidades de negócios”, disse o cônsul do País que tem o café como uma das principais mercadorias para exportação. No que tange ao turismo, Diaz informou que iniciará junto a Prefeitura de Salvador um trabalho de promoção do Carnaval da capital baiana entre os colombianos e vice-versa. O diplomata anunciou ainda que está previsto o retorno de voos diretos Salvador/Bogotá.
O presidente Kelsor Fernandes colocou a Federação à disposição para dar início às tratativas. “As rodadas de negócios ou missões empresariais podem culminar na instalação de uma Câmara de Comércio Bahia Colômbia, como já ocorreu entre a Bahia e a Argentina, devido a articulação da Fecomércio e entidades coirmãs do setor produtivo baiano”, declarou o presidente, acrescentando que o foco desse trabalho de relações comerciais internacionais é o atendimento às micro e pequenas empresas, especialmente.
A diretora do Senac-BA, Marina Almeida, recordou diversas ações de intercâmbio gastronômico em parceria com a Embaixada da Colômbia, realizadas naquele país e no Brasil, a exemplo do festival gastronômico no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio, em 2022.
Também participaram da reunião o diretor regional do Sesc, Marconi Sousa, o superintendente da Fecomércio-BA, Nelson Daiha Filho, e a assessora de Intercâmbio do Senac-BA, Monique Badaró.