A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) participou de um evento da Associação Internacional de Agentes Profissionais de Aduana (ASAPRA), o Congreso Internacional de Comercio Exterior y Aduanas. O encontro reuniu especialistas, autoridades e agentes internacionais no Hotel Real Intercontinental, localizado na Guatemala, para compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos sobre questões de comércio exterior, facilitação de comércio, logística e competitividade.
Segundo José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Feaduaneiros, o congresso foi uma grande troca de experiência entre os que atuam no comércio exterior. “Tivemos a oportunidade de fortalecer e demonstrar a importância da nossa profissão”, afirma. Além do evento, a Feaduaneiros se reuniu com os outros vinte países membros da ASAPRA para aprovar a reforma do estatuto. Dentre as nações pertencentes ao grupo, além do Brasil, estão: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, EUA, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Na ocasião, os participantes do congresso discutiram temas importantes que impactam os despachantes aduaneiros, como alfândega digital, colaboração do setor privado para a transformação digital das alfândegas, ética, controle de propriedade intelectual durante o desembaraço aduaneiro, dentre vários outros. Eventos como o congresso da ASAPRA, segundo o presidente da Feaduaneiros, são essenciais para entender melhor a posição do Brasil no comércio internacional e compartilhar experiências com outros países.
José Carlos conta também que a Feaduaneiros tem mantido contato com os outros países de língua portuguesa que são: Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné-Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. “A conexão com esses países é necessária para a criação de um bloco dos países de língua portuguesa na ASAPRA, pois hoje apenas Brasil e Portugal são membros da associação”, conta.