PORTAS ABERTAS
Esta edição da CNC Notícias apresenta a nova editoria de turismo, uma
forma de dar mais visibilidade para um dos setores mais atingidos pela
pandemia, que vai insistindo em uma permanência que enche corações
e mentes de dúvidas, incertezas e apreensões.
Os números de pessoas e famílias afetadas seguem em patamares altos, na expectativa de que a vacinação em massa comece a fazer o efeito desejado.
Enquanto isso, o País segue com a necessidade de enfrentamento de
dilemas e situações que precisam ser resolvidos, tendo em vista a urgência imposta pela situação de medidas restritivas à circulação de pessoas.
O comércio de bens, serviços e turismo foi o mais afetado por tais
medidas. Alguns setores conseguiram se segurar, e até mesmo avançar,
durante a pandemia, muitas vezes atrelados a uma boa estratégia de
utilização do e-commerce.
Mas, em outros segmentos, o cenário é de terra arrasada. Bares, restaurantes, hotéis, agências de viagem, apenas para citar alguns, ainda estão no olho do furacão, com um enorme passivo a sinalizar um ponto de interrogação na continuidade dos negócios.
Muitos já sucumbiram, com tudo de dramático que isso envolve: desemprego, queda na renda, diminuição do consumo e dos investimentos, que geram mais desemprego, menos renda, no círculo vicioso do empobrecimento e da estagnação.
É por isso que a CNC se empenha tanto em defender os empresários do setor terciário. Porque ele é fundamental para as pessoas e para o País. Sem ele, a economia não gira.
Ao encaminhar propostas aos governos, defender medidas viáveis e sensatas, atuar nos fóruns de representação, acompanhar e auxiliar os parlamentares nas formulações que podem salvar negócios e vidas humanas, orientar e apoiar os empresários, a CNC está realizando uma missão que tem tudo a ver com uma palavra valiosa, ainda mais nos dias de hoje: esperança.
É esse sentimento que motiva a seguir fazendo cada vez mais, a acreditar que podemos superar as dificuldades e fazer diferença na vida de milhões de pessoas.
Com o comércio de bens, serviços e turismo aberto e funcionando, com segurança e responsabilidade, fica muito mais fácil ter confiança em um futuro melhor
Boa leitura!