Vendas pela internet crescem 30%

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As vendas pela internet devem ter aumento de 30% em dezembro comparado aos meses anteriores de 2006, impulsionado pelas compras de Natal, segundo pesquisa realizada pelo WEBTraffic, empresa de tecnologia em marketing on-line. A comemoração religiosa é responsável por cerca de 18% do faturamento do ano inteiro e o resultado positivo coroa o acréscimo das vendas on-line este ano, que de acordo com dados da e-bit, deve atingir um faturamento na casa dos R$ 4,3 bilhões, crescimento nominal de mais de 70% em relação a 2005.

As vendas pela internet devem ter aumento de 30% em dezembro comparado aos meses anteriores de 2006, impulsionado pelas compras de Natal, segundo pesquisa realizada pelo WEBTraffic, empresa de tecnologia em marketing on-line. A comemoração religiosa é responsável por cerca de 18% do faturamento do ano inteiro e o resultado positivo coroa o acréscimo das vendas on-line este ano, que de acordo com dados da e-bit, deve atingir um faturamento na casa dos R$ 4,3 bilhões, crescimento nominal de mais de 70% em relação a 2005.


O presidente da WEBTraffic, Eric Daniel, afirmou que a aumento do número de usuários com acesso à rede, crescimento na confiança dos clientes na segurança dos sites e a agilidade do meio são fatores que explicam os dados favoráveis. “A venda pela internet foi acolhida pelo consumidor. O cliente não tem que enfrentar fila nem trânsito para comprar um presente de qualidade com bom preço. Os usuários que já faziam suas operações pela rede estão aumentando a freqüência de compras”.


Segundo ele, atualmente, não existe elitização no acesso ou nas compras via computador e a internet já é considerada um veículo de massa, com penetração em todas as classes sociais. “As lojas têm produtos para todos os tipos de cliente. Encontramos produtos de primeira linha, de segunda linha, mais baratos que nas lojas convencionais, com facilidade de pagamento e acesso ao produto sem ter que comprar sem sair de casa”.


Este público compra mais itens eletroeletrônicos e de informática e o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado – usado em 60% das operações, segundo as administradoras de cartões -, seguido por boletos bancários, depósitos e transferência bancárias.


O Magazine Luiza calcula crescimento acima do mercado no Natal, com aumento de 100% nas vendas deste ano, em comparação com o ano passado. O gerente de E-commerce do Magazine Luiza, Flávio Dias Fonseca, contou que os produtos mais vendidos são celulares e itens de informática, com destaque para microcomputadores, notebooks e monitores de LCD. As vendas de brinquedos também tiveram crescimento importante.


“O mercado está crescendo, a penetração da banda larga e a diversidade dos meios de pagamento deram força para as vendas”, afirmou. Além disso, a empresa investiu em ofertas e promoções com parcelamento em até 12 vezes, sem juros, nos cartões de crédito, para compras a partir de R$ 299 e 10% de desconto na compra de produtos, por meio de boleto bancário. O desconto foi dado para incentivar as compras à vista com o boleto, já que os pagamentos com cartão de crédito chegam a 85%.


A Livraria Siciliano também deve conseguir resultados positivos no fim de ano. A venda do Natal pode ultrapassar a registrada em 2005 em 30% e, em todo ano, deve crescer 36%. Segundo o coordenador de e-commerce, Diego Cola, a concorrência do setor é muito acirrada e a luta pelo cliente acaba sendo ganha pelo menor preço.


Para disputar o mercado com as gigantes do setor – como a Americanas.com que não divulga número de faturamento – , a rede deixou de vender apenas livros e agora oferece também CDs e DVDs. Os livros ainda são o carro-chefe e, por isso, ao contrário das outras varejistas, a Siciliano alcança seu pico de vendas no primeiro trimestre do ano, graças as compras escolares no período de volta às aulas.


 

 

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