Brasileiro lidera ranking de tempo na internet

Compartilhe:

O número de usuários ativos de internet residencial no Brasil em dezembro de 2006 foi de 14,4 milhões, 18% acima do registrado em igual período em 2005, segundo levantamento realizado pelo Ibope/Netratings. A pesquisa revelou que em dezembro a média de tempo de navegação do brasileiro cresceu 20,4% em relação a mês equivalente do ano anterior, alcançando 21 horas e 39 minutos por pessoa média superior à de todos os demais países pesquisados.

O número de usuários ativos de internet residencial no Brasil em dezembro de 2006 foi de 14,4 milhões, 18% acima do registrado em igual período em 2005, segundo levantamento realizado pelo Ibope/Netratings. A pesquisa revelou que em dezembro a média de tempo de navegação do brasileiro cresceu 20,4% em relação a mês equivalente do ano anterior, alcançando 21 horas e 39 minutos por pessoa média superior à de todos os demais países pesquisados. Do total de usuários ativos da internet residencial brasileira, 56,7% utilizaram serviços de comércio eletrônico em dezembro, totalizando o recorde de 8,2 milhões de pessoas.


De acordo com a pesquisa, estiveram mais próximos do Brasil, em tempo mensal de navegação por usuário residencial, a França, com 18 horas e 41 minutos, e os Estados Unidos, com 18 horas e 5 minutos. “Foi o oitavo mês consecutivo em que o tempo por usuário residencial no Brasil ficou acima das 20 horas mensais, e a primeira vez que passou das 21 horas por pessoa”, disse o analista de internet do Ibope Inteligência, José Calazans.


Entre as categorias que mais cresceram em tempo de navegação no último mês, o comércio eletrônico ficou em terceiro lugar. O tempo de navegação do internauta brasileiro gasto no acesso de sites de compra e venda via internet passou de 31 minutos em novembro, para 37 minutos mensais em dezembro. A atividade cresceu 23% em relação a dezembro de 2005 e só fica atrás de categorias tradicionalmente embaladas pelas festas de fim de ano, como a procura dos brasileiros por cartões virtuais de felicitação, cujo crescimento foi de 47%, e fotografia, cujos acessos cresceram 37% em relação a igual mês do ano anterior.


Foi registrado crescimento de acesso a outros sites relacionados ao comércio eletrônico, como os de telefonia móvel, que aumentaram em 18% e superaram os 4 milhões de usuários em dezembro de 2006. Os sites de viagens e turismo chegaram a 3,5 milhões de usuários número de acessos 65% maior em relação a igual período em 2005. “Os sites que tiveram maior crescimento de audiência e de tempo de uso em dezembro são os que têm conteúdo de maior interesse em época de final de ano, como mensagens natalinas, fotologs, compras e viagens”, explica Calazans.


De acordo com o Ibope/Netratings, os principais interesses dos brasileiros na internet continuam sendo os sites de busca, portais e comunidades, com mais de 13 milhões de usuários únicos por mês. Outra preferência nacional que se mantém em alta é a utilização de comunicadores de mensagens instantâneas, com tempo de uso acima das cinco horas mensais por pessoa.

Leia mais

Rolar para cima