Desemprego na Grande SP é o menor em 10 anos

Compartilhe:

A pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) elaborada pela Fundação Seade e o Dieese, mostrou que a taxa de desemprego total em dezembro ficou em 14,2% na região metropolitana de São Paulo, que abrange 39 municípios. Em novembro, a taxa foi de 14,1%. Segundo os coordenadores da pesquisa, Alexandre Loloyan (Seade) e Clemente Lúcio (Dieese), o movimento surpreendeu, já que, normalmente, o desemprego cai em dezembro. O resultado também interrompe uma trajetória de queda de desemprego iniciada em junho.

A pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) elaborada pela Fundação Seade e o Dieese, mostrou que a taxa de desemprego total em dezembro ficou em 14,2% na região metropolitana de São Paulo, que abrange 39 municípios. Em novembro, a taxa foi de 14,1%. Segundo os coordenadores da pesquisa, Alexandre Loloyan (Seade) e Clemente Lúcio (Dieese), o movimento surpreendeu, já que, normalmente, o desemprego cai em dezembro. O resultado também interrompe uma trajetória de queda de desemprego iniciada em junho. Entretanto, a taxa para o mês é a menor desde 1996.


Os rendimentos médios reais de ocupados e assalariados diminuíram 1,2% e 1,8%, respectivamente, entre outubro e novembro. Para os pesquisadores, o resultado é normal, pois as ocupações de fim de ano geralmente têm rendimento mais baixo. Em dezembro, o contingente de desempregados foi estimado em 1,443 milhão de pessoas, 14 mil a mais que em novembro. Segundo a pesquisa, o movimento ocorreu por causa da geração insuficiente de vagas. Foram 14 mil para absorver as 28 mil pessoas que entraram no mercado.


O comércio foi o setor que apresentou o maior crescimento, de 3,3% no mês, o equivalente a 45 mil novas vagas. O setor de serviços teve alta de 0,7%, ou 34 mil novas vagas, e a indústria, queda de 1,8%.


 

Leia mais

Rolar para cima