A revitalização do carnaval de rua no Rio é o principal motivo do otimismo de empresários da Saara, que, em fevereiro deste ano, esperam aumento de 7% nas vendas, na comparação com igual período de 2006. De acordo com pesquisa da Fecomércio-RJ, para 66 empresários do local, 43,7% das vendas efetuadas este mês serão de produtos ligados ao Carnaval, crescimento de 1,5 ponto percentual em relação a fevereiro de 2006.
“O número de pessoas que fica na cidade para o Carnaval vem aumentando, grande parte por causa do crescimento do carnaval de rua.
A revitalização do carnaval de rua no Rio é o principal motivo do otimismo de empresários da Saara, que, em fevereiro deste ano, esperam aumento de 7% nas vendas, na comparação com igual período de 2006. De acordo com pesquisa da Fecomércio-RJ, para 66 empresários do local, 43,7% das vendas efetuadas este mês serão de produtos ligados ao Carnaval, crescimento de 1,5 ponto percentual em relação a fevereiro de 2006.
“O número de pessoas que fica na cidade para o Carnaval vem aumentando, grande parte por causa do crescimento do carnaval de rua. Este mês, é a venda de produtos ligados à festa que estimula o comércio”, afirma o economista da Fecomércio, João Carlos Gomes.
De acordo com a pesquisa, o folião é o principal comprador, já que a venda direta representa 86,4% do total. Empresas ou organizadores de eventos, agremiações ou blocos e costureiras e artesãos vêm em seguida, como importantes compradores da Saara.
origem. Este ano, 86% das mercadorias comercializadas na Saara são de fabricação brasileira. Deste total, 40% foram feitas no Rio e 40% em São Paulo. Dos 14% restantes, 9,5% foram importados da China. A pesquisa sobre a importância do Carnaval para o comércio do Saara foi realizada no dia 12 de janeiro de 2007.
A pesquisa também engloba dados como preços e número de funcionários. De acordo com as informações divulgadas ontem, 86,4% dos lojistas afirmaram que não aumentaram o número de funcionários em fevereiro, em relação a fevereiro de 2006. Já os preços ficaram, em média, 4,6% mais caros que no Carnaval do ano anterior.
Também foram avaliadas as preferências dos consumidores na escolha das fantasias. As mulheres devem comprar mais fantasias de odalisca, que representou 29,2% da preferência, de havaiana, com 12,5%, de passista e de cigana, cada uma com 8,3%. Entre os homens, as fantasias preferidas são a de bate-bola, com 29,2%, a de pirata, com 12,5%, a de homem-aranha e a de presidiário, com 8,3% cada uma.
560 mil veículos na Ponte
O feriado de Carnaval também vai provocar aumento na movimentação de estradas de acesso ao Rio. A Ponte S/A, concessionária da Ponte Rio-Niterói, espera a passagem de 560 mil veículos no sentido Niterói até quarta-feira de cinzas. Os dias de maior movimento deverão ser sexta e sábado, com fluxo de 89 mil e 95 mil veículos, respectivamente.
Para evitar acidentes e engarrafamentos, a concessionária inicia amanhã uma operação especial em toda a extensão da Ponte. O SOS Usuário ficará 24 horas á disposição dos motoristas, para eventuais emergências. Na praça do pedágio, arrecadadores volantes farão a cobrança, diminuindo as filas. Os serviços de manutenção ao longo da via também terão programação especial, para evitar impactos no tráfego.
A Rodoviária Novo Rio espera movimento de 360 mil pessoas entre os dias 15 e 21 de fevereiro. O dia de maior movimento deve ser sexta-feira, quando 60 mil deixarão o Rio pelo terminal. As empresas de ônibus vão colocar 12.640 veículos para atender à demanda, além de 2.870 ônibus extras.
A Região dos Lagos é o principal destino de quem mora no Rio, seguida das cidades da região Serrana e dos municípios de Campos, Macaé, Angra dos Reis, Parati e Itaperuna. De acordo com a concessionária que administra a rodoviária, ainda há passagens disponíveis, a maioria delas em ônibus extras que saem à noite.