IGP-M: alta de 0,19% na primeira prévia de março

Compartilhe:

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas) apontou aumento de 0,19% na primeira prévia do mês de março, devido à pressão dos produtos agrícolas no atacado explica esse movimento. Em fevereiro a variação foi de 0,11%, no mesmo intervalo de tempo.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas) apontou aumento de 0,19% na primeira prévia do mês de março, devido à pressão dos produtos agrícolas no atacado explica esse movimento. Em fevereiro a variação foi de 0,11%, no mesmo intervalo de tempo. O IGP-M – usado como base para as tarifas de energia e para aluguéis – apresenta expansão de 4,10% nos últimos meses. 

 

Dos três componentes do IGP-M, o IPA (Índice de Preços por Atacado, que representa 60% do índice geral) variou 0,18% na primeira prévia de março, ante -0,01% no mês anterior. Já os preços no varejo caíram pela metade: o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que apresentou queda de 0,36% na primeira medição de fevereiro, chegou a 0,18% de desaceleração no mesmo período de março. A maior contribuição foi do grupo Transportes, que caiu de 0,88% para -0,05%.


O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) apresentou, na primeira prévia de março, taxa de 0,25%, ante 0,34%, no mesmo período de fevereiro. No ano, a prévia do índice de preços acumula alta de 0,96% e nos últimos 12 meses de 4,10%.


 

Leia mais

Rolar para cima