Cresce intenção de compras para o Dia das Mães

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Jornal do Commercio  Editoria: Economia  Página: A-14


Há muito tempo os consumidores do Rio não se mostravam tão dispostos a comprar presentes para o Dia das Mães como este ano, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com a entidade, 72,9% dos entrevistados vai comprar presentes e destes, 11% pretendem dar mais de um item. É a maior taxa de intenção verificada nos últimos cinco anos.

Jornal do Commercio  Editoria: Economia  Página: A-14


Há muito tempo os consumidores do Rio não se mostravam tão dispostos a comprar presentes para o Dia das Mães como este ano, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com a entidade, 72,9% dos entrevistados vai comprar presentes e destes, 11% pretendem dar mais de um item. É a maior taxa de intenção verificada nos últimos cinco anos. Apesar das perspectivas de desaceleração do crescimento das vendas de celulares, os shoppings do Rio estimam que o item será a principal opção nas intenções de compra, afirmam especialistas.


Para o Via Parque Shopping, as vendas de celulares deverão representar 25% do total dos produtos comercializados na data. Na segunda colocação, ficaram os eletrodomésticos e eletrônicos, seguidos de vestuário, jóias e artigos de decoração. “Estamos com 27 novas lojas em comparação com o Dia das Mães de 2006. E, para esse ano, esperamos um aumento de aproximadamente 15% no fluxo e de 25% nas vendas, uma vez que o mix de lojas voltadas para o público feminino está ainda mais atrativo”, informou a gerente de marketing do Via Parque Shopping, Priscilla Leão.


Já no Shopping Grande Rio, o percentual de celulares é ainda maior; 40% do total das vendas. Os artigos de vestuário continuam em segundo lugar, motivado pelas facilidades de pagamentos e baixos preços. Em terceiro lugar, ficaram os eletroeletrônicos, que deverão representar aproximadamente 25% das vendas. “A data é muito importante para o varejo nacional. Em 2007, esperamos um aumento de fluxo de 15%, em comparação com igual período do ano precedente. A expectativa de crescimento das vendas gira em torno de 20%”, afirmou o superintendente do Shopping Grande Rio, Antônio Britto.


Eletrônicos


De acordo com o Passeio Shopping, 20% da venda total dos produtos serão de celulares e eletroeletrônicos. A gerente de marketing do Passeio Shopping, Giovanna Costa, também confirma a tendência de aumento das vendas neste período. “Para a o Dia das Mães deste ano, esperamos um aumento de aproximadamente 10% no fluxo e 15% nas vendas”. Em outro Shopping da Zona Oeste do Rio, a previsão de crescimento nas vendas é ainda maior. Segundo a superintendente do Santa Cruz Shopping, Márcia Bicaco, é esperado um aumento no fluxo de 30% e, cerca de 25% a mais nas vendas, em comparação com igual período de 2006.


Como já é tradição dos consumidores deixarem tudo para última hora, 75,6% dos entrevistados ainda não tinham ido às lojas na data da pesquisa. Quando comparado ao ano passado, um número maior de pessoas estão dispostas a gastar até R$ 50, entre R$ 100 e R$ 300, e acima de R$ 500. Porém, o gasto médio gira em torno de R$ 110,23, um pouco menor que o do ano passado, que foi de R$ 111,74. Quanto à forma de pagamento, 79,4% pretendem quitar as compras à vista. Dos entrevistados que optaram pelo parcelamento (19,3%), uma parcela significativa deverá utilizar o cartão de crédito, principalmente, em duas (36,4%) ou três vezes (24,3%), afirmou a entidade.


“O consumidor vai poder comprar este ano o mesmo tipo de presente, só que por um preço mais baixo. No caso dos eletroeletrônicos, a queda do dólar teve impacto no preço de alguns produtos como DVD e TVs de tela Plana, por exemplo. Em relação a roupas, sapatos e bolsas, o consumidor poderá contar com uma oferta variada, desde lojas que praticam preços mais acessíveis até as que vão promover saldões especiais”, explicou o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.


A pesquisa coordenada pela entidade consultou 719 consumidores da Região Metropolitana do Rio, no dia 7 de maio.


 

 


 

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