Programa Atena: moldando o futuro do Sistema Comércio

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Encontro em Brasília destacou ações estratégicas para fortalecer Federações e sindicatos, promovendo inovação, integração e impacto no setor do comércio de bens, serviços e turismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem reforçado sua atuação estratégica por meio de iniciativas inovadoras que fortalecem a representatividade do setor e impulsionam o desenvolvimento das Federações e sindicatos. Entre os projetos de maior impacto está o Programa Atena, que aprimora a atuação das entidades com variadas soluções como a de compartilhamento de boas práticas e a implementação do planejamento estratégico integrado, que direciona as ações do Sistema Comércio de forma unificada e eficaz.

“Um dos motivos da criação do Programa Atena foi a necessidade de potencializar a troca de conhecimento entre as Federações e sindicatos, evitando que cada entidade precise reinventar a roda ao buscar soluções para desafios comuns”, destacou Mateus Dornelas, analista de gestão sindical da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS) da CNC, durante evento realizado em 27 de março, em Brasília, reunindo coordenadores e representantes das Federações Estaduais e Nacionais que participam do programa.

“Ao promover essa colaboração sistêmica, garantimos que as melhores práticas sejam replicadas e adaptadas à realidade de cada região, fortalecendo a atuação do Sistema Comércio como um todo”, salientou Mateus.

A atuação do Programa Atena também se destaca pela intensa aposta em educação e capacitação profissional. A plataforma de educação corporativa UniCNC assume papel central nessa dinâmica, destacando-se como um repositório digital de conhecimento, onde se encontram tanto conteúdos de temáticas atuais quanto exclusivos do contexto sindical.

Prêmio Atena e #SiConecta

O Prêmio Atena é uma iniciativa voltada para reconhecer e valorizar  as entidades sindicais em quatro categorias, entre elas a categoria Atena em Ação em que incentiva as boas práticas de gestão sindical, destacando projetos inovadores em áreas como comunicação, turismo, desenvolvimento de negócios, relações institucionais entre outros.

Com um número expressivo de cases inscritos a cada edição, o prêmio incentiva a inovação e a evolução contínua das iniciativas. Mateus Dornelas informou que, em 2025, a previsão é que a premiação aconteça em 10 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Ainda dentro do escopo do Atena, eventos como o Sicomércio e o Conecta são fundamentais para a disseminação de práticas bem-sucedidas. Até 11 de abril, as entidades poderão inscrever seus cases para que sejam escolhidos para os eventos deste ano, que ocorrerão em julho, em Brasília.

 “Um dos critérios de avaliação que iremos reforçar este ano é a evolução das práticas. O sucesso também está na demonstração de melhorias e impactos crescentes ao longo do tempo”, ressaltou o analista da DJS João Braga. “Isso assegura que as ações das Federações e sindicatos estejam sempre em sintonia com as mudanças do mercado e as demandas da sociedade.”

Marketing e estratégia

Outro pilar estratégico da CNC é a comunicação integrada, que tem sido aprimorada para fortalecer a conexão entre as entidades e ampliar o impacto das ações institucionais.

“Investimos em uma estrutura robusta de comunicação e marketing, com iniciativas como a plataforma CNC Play, informativos diários, inteligência artificial para atendimento de bots e uma política de comunicação unificada”, explicou a analista da Gerência Executiva de Comunicação (Gecom) da CNC Isis Chaby.

“Nosso objetivo é garantir que todas as entidades do Sistema Comércio tenham acesso a ferramentas eficazes para se comunicar com seus públicos e promover seus serviços”, reforçou Alice Lima, também analista da Gecom.

Além do compartilhamento de boas práticas e da modernização da comunicação, o Sistema Comércio tem avançado na implementação de um planejamento estratégico cada vez mais integrado entre CNC, Sesc, Senac, federações e sindicatos com foco em resultados sustentáveis.

“A metodologia baseada no OKR (do inglês, objetivos e resultados-chave) promove simplificação, agilidade e fortalece a gestão das entidades ao estabelecer metas claras e um acompanhamento técnico especializado no tema.”, ressaltou Rafaela do Rio, gerente de Planejamento Estratégico (GPLAN) da CNC, que também falou sobre o novo formato derealização das OKR Play+,  oficinas de planejamento desenhadas para Federações e sindicatos em todo o Brasile da criação de uma rede de Agilistas .

“Queremos apoiar federações e sindicatos em seu desempenho estratégico, aumentando assim a eficiência e o impacto do Sistema Comércio e a criação da rede é peça-chave neste processo”, avaliou Rafaela.

“Com um planejamento estratégico sólido e o reconhecimento dos melhores resultados por meio de programas como o Atena, o Sistema Comércio se posiciona como protagonista na construção de um setor mais competitivo, eficiente e alinhado às novas demandas do mercado”, frisou Mariana Arca, especialista da GPLAN.

Rafaela do Rio e Mariana Arca falam sobre Planejamento Estratégico

Outros eventos

A programação do Atena 2025 integrou uma agenda conjunta com os programas Renalegis e Cetur, reunindo lideranças do Sistema Comércio para alinhar diretrizes, fortalecer as atuações institucional e sindical e promover a troca de experiências entre as Federações de todo o País, ao longo do dia 27 de março, em Brasília.

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