Eventos na Alba, Teatro Sesc Casa do Comércio, Arena Fonte Nova, e em mais 11 municípios fortaleceram a conexão entre o Sistema Comércio BA e a população
Com sucesso absoluto, a Semana S, na Bahia, teve sua abertura oficial, no dia 16/05, na Alba – Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, onde ocorreu a solenidade oficial de criação do “Dia S do Comércio na Bahia”, reunindo lideranças empresariais, parlamentares e demais autoridades. O projeto, de autoria do deputado Eduardo Salles (Progressistas), foi aprovado por unanimidade pela Casa. Na sequência, ocorreu o “Innovation Day”, no Teatro Sesc Casa do Comércio, com palestras de peso (Mercado Livre, Ambipar, etc), painéis e presença de todas as startups vencedoras do CNC Hunting.
Já no dia 17/05, as atividades contaram com uma programação diversificada, com foco em capacitação, educação, saúde, lazer, cultura e assistência para o grande público. Em Salvador, a Arena Fonte Nova se transformou em um grande centro de serviços, oferecidos por meio de arenas temáticas divididas pelo Sesc e Senac. O final do evento, em Salvador, foi marcado pelo show de Adelmo Casé e banda Negra Cor.
Também foram realizadas mobilizações similares em Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Jacobina, Jequié, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus. Ao todo, foram contabilizados cerca de 13 mil atendimentos pelo Sesc e Senac na Bahia.
“Há quase três anos tenho a satisfação e responsabilidade de presidir este Sistema na Bahia, e posso afirmar, com convicção, que sua atuação tem um poder real de transformação social”, declarou o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, na abertura oficial da Semana S.
Representando, na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacellar, destacou o protagonismo do comércio de bens, serviços e turismo na economia baiana. “O Sistema Comércio hoje é responsável por mais de 70% da movimentação econômica do nosso estado”, enfatizou.

Inovação
Um dos destaques da programação do dia dos empresários foi o “The Match”, prática premiada pelo Programa Atena da CNC. Tratou-se de um matchmaking entre investidores e 10 startups do ecossistema da Bahia, previamente selecionadas, seguindo critérios rigorosos. Cada um de seus representantes teve três minutos para apresentar um pitch e convencer empresários investidores a fecharem negócios. Na ocasião, todas as startups deram “match”. Além disso, o dia foi marcado por painéis focados nas câmaras setoriais da Fecomércio BA, e por três palestras.
Maurício Landi, diretor de Marketing e Comercial no Mercado Livre, abordou a temática “A força do comércio eletrônico na Bahia”. Já Daniela Lacerda, especialista em marketing de influência e ESG, apresentou a palestra “Influência que Vende: como construir marca, propósito e lucro no mercado”. Por fim, Claudinei Elias, diretor da unidade ESG da Ambipar, abordou o tema “A sustentabilidade como inovação no comércio de bens, serviços e turismo”.
ESG
Nelson Daiha Filho, superintendente Executivo da Fecomércio BA, inclusive, destacou o papel da sustentabilidade. “Cumprimos, dentro de um guia próprio de sustentabilidade em eventos, desenvolvido pela CNC, quase que 90% dos requisitos para tornarmos o nosso evento o mais sustentável da Semana S em todo o Brasil. Isso é motivo de orgulho, porque esse pioneirismo, e essa dianteira, será tomada exatamente pela Bahia”, destaca.
DIA 17/05
No sábado, os braços sociais do Sistema Comércio BA apresentaram aos baianos serviços que são ofertados ao longo de todo o ano. Na Praça Sul da Arena Fonte Nova, a estrutura do evento contou com quatro grandes arenas temáticas — Autocuidado, Movimento das Artes, Formativa e Lúdico-Educativa. A primeira ofereceu serviços voltados ao bem-estar físico e mental. Já a segunda promoveu atividades culturais, esportivas e tecnológicas, com destaque para apresentações artísticas, operação de drones e experiências interativas. A terceira reuniu oficinas práticas voltadas ao empreendedorismo e à qualificação profissional — como fotografia mobile, marketing digital etc. E, por fim, a quarta, e última, teve foco em leitura, jogos de tabuleiro, sustentabilidade e tecnologias.
Complementando a programação, estiveram presentes duas unidades móveis: a carreta de gastronomia do Senac, com oficinas culinárias rápidas; e a unidade de odontologia do Sesc, com atendimentos básicos como aplicação de flúor e profilaxia. A ação ainda contou com a participação do veículo do programa “Sesc Mesa Brasil”, que combate a fome e o desperdício, beneficiando instituições sociais com doações de alimentos e ações educativas. Na avaliação do diretor regional do Sesc BA, Marconi Sousa, a ação ilustra o trabalho realizado pela instituição. O Sesc conta com 23 unidades, 11 no interior, e cinco veículos que percorrem toda a Bahia. “São unidades móveis que fazem atendimento gratuito com odontologia, saúde da mulher e duas bibliotecas. Além das atividades fixas, não poderíamos deixar de atuar onde nem sempre podemos estar fisicamente presentes com Unidades próprias”, diz.
No mesmo sentido, a diretora regional do Senac BA, Ana Rita Andrade, avalia que a Semana S é uma oportunidade de reafirmar a potência que o Senac é para a Bahia e o Brasil, com mais de 2 milhões de atendimentos só em 2024. “A gente se sente muito feliz e muito honrado. Esse é um momento muito importante porque acaba harmonizando todo o trabalho do sistema. É a possibilidade de mostrar tudo que oferecemos em um único momento”, resume.