A Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo chegou ao fim no último sábado (17), em Vitória, deixando um legado de integração e promoção do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac junto ao público. De 10 a 17 de maio, mais de 180 ações foram realizadas em unidades do Sesc-ES e Senac-ES, de norte a sul do Estado, com programação que incluiu oficinas, atendimentos gratuitos, palestras sobre turismo, inovação e inteligência artificial, além de atividades culturais e de lazer.
O ponto alto da programação ocorreu nos dias 16 e 17. Na sexta-feira, o evento foi dedicado ao público empresarial, com destaque para a palestra “Experiênc.IA”, ministrada pelo especialista Andrea Iorio, além da entrega da Comenda Antonio Oliveira Santos a 18 empresários, reconhecidos por suas trajetórias de contribuição ao comércio, serviços e turismo. Em seguida, 30 empresas foram homenageadas com os prêmios Sesc Mesa Brasil e Aprendizagem Senac, por se destacarem em doações de alimentos e na contratação de jovens aprendizes, reforçando seu compromisso social.
Ainda na sexta-feira, o presidente Idalberto Moro participou de uma live com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgando as ações da Semana S no Espírito Santo para todo o país. À noite, o programa Fim de Expediente, da Rádio CBN, foi transmitido ao vivo para 8 milhões de ouvintes, contando com as presenças de Andrea Iorio e Arthur Igreja, que debateram inteligência artificial e inovação diante de uma plateia de empresários, autoridades e presidentes de sindicatos.
No sábado, o evento foi aberto ao público e reuniu mais de dez mil pessoas no Ilha Buffet, em um dia de shows com Pato Fu, Casuarina e Silva, além de atividades como Sesc Okê, Sesc Kids, bate-papo com Criolo e Gabriel O Pensador, mutirões de serviços e promoção à saúde. No total, foram realizados 40 mil atendimentos ao público em diversas áreas.
Durante o evento, Idalberto Moro também apresentou o projeto da Escola Estadual do Turismo Sesc e Senac, que visa proporcionar aos alunos dos cursos relacionados à área de turismo experiências em hospitalidade na rede hoteleira do Sesc-ES.
A Semana S, promovida nacionalmente pela CNC, destacou o papel do Sistema Comércio na transformação social por meio da educação, cultura, saúde, lazer e cidadania. No Espírito Santo, a iniciativa envolveu o trabalho conjunto de 24 sindicatos, mais de 600 profissionais da Fecomércio-ES, do Sesc-ES e Senac-ES e parceiros institucionais.
“O grande propósito da Semana S é reforçar o papel essencial do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac na vida das pessoas e no fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo. Queremos mostrar como a educação, a inovação e o cuidado com o bem-estar podem transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, afirmou o presidente Idalberto Moro.