Coletânea Turística – 1998

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Apresentação
Quem acompanha o debate que ocorre no mundo, sabe que o Turismo é neste fim de milênio uma realidade como fenômeno social e atividade econômica. Sua contribuição à melhoria das condições de vida em diversos países e a sua participação no processo de desenvolvimento de vários povos constituem reflexos naturais da evolução das forças do mercado que o seguem, a demanda, a oferta e a distribuição dos produtos e serviços turísticos. E, ao mesmo tempo, é uma projeção dos benefícios ganhos das variáveis demográficas e sociais emergentes no mundo atual, nascidas da evolução econômica e social, das mudanças políticas e legislativas, da sofisticação comercial, da infraestrutura dos transportes e da segurança das viagens. Atualmente, em função desse quadro, há uma nova dinâmica das viagens. As tendências globais da economia e da cultura, a existência de um grande mundo acima e além do tradicional estado nacional e a consequente insignificância das fronteiras nacionais – resultam uma nova
estratégia de desenvolvimento para a indústria de viagens e turismo, cuja consolidação em bases internacionais passa por essa mundialização do comportamento da humanidade. É nesse quadro ascendente e moderno do fenômeno turístico que a CNC atua através do seu Conselho de Turismo, um dos mais antigos organismos turísticos do País, com 43 anos de existência, integrado por empresários, técnicos e estudiosos do setor. A publicação desta Coletânea Turística, em sua terceira edição, divulga o repositório de palestras realizadas e de ideias difundidas no seu âmbito. Esta Coletânea é um instrumento de divulgação e promoção da atividade turística em geral, mas é, também, uma ferramenta que reforça os canais de comunicação e diálogo da CNC com o trade e a comunidade acadêmica, enriquecendo os processos de reflexão e decisão do turismo no Brasil. É, ao mesmo tempo, mais uma contribuição do Sistema CNC à difusão do turismo como mecanismo para o desenvolvimento, processo no qual a Entidade está também efetivamente integrada através do Senac, voltado para o atendimento da demanda de recursos humanos para o setor de serviços e comércio, e do Sesc, cujo objetivo é o bem-estar e a valorização dos trabalhadores do comércio e de seus familiares, praticando na sua essência os princípios do Turismo Social.

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