O Turismo e a economia no Brasil

Compartilhe:

No final de 2009, foram escolhidos os macrotemas para serem desenvolvidos pelo Conselho de Turismo da CNC em sua escala de prioridades. Foi dado início com o importante trabalho da Política de Concessão de Vistos para os Grandes Países Emissores, seguido do que abordou O futuro da Aviação Comercial Brasileira, e, assim, o ano de 2009 terminaria com a conclusão do macrotema O Turismo e a Economia do Brasil.

Estrategicamente discutido no segundo semestre de 2009, para se ter a exata noção dos impactos que a crise econômica mundial provocara nos países desenvolvidos em geral e, em particular, na América Latina, o trabalho atingiu seus objetivos, tendo contado com a participação de especialistas renomados, com destaque especial para Caio Luiz de Carvalho, ex-Ministro do Esporte e Turismo, Silvio Barros II atual prefeito da importante cidade de Maringá, no Paraná, e Aspásia Camargo, vereadora do Rio de Janeiro, ambientalista e ex-Presidente do Ipea, que com suas importantes colocações abriram novos horizontes para o aprimoramento desta importante área da nossa economia.

As discussões se deram no âmbito da vocação do Turismo, do valor econômico, dos impactos na economia turística, da importância do receptivo, da competitividade, passando pelo fator exportação e pela importante contribuição do microempreendedoríssimo. As discussões alcançaram sua magnitude com a contribuição da Presidente do Fornatur, Nilde Brun, tendo seu fechamento com o eminente Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que não mede esforços para promover um crescimento sustentável com foco na realização de dois grandes eventos em futuro próximo: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O ministro resume as ações de forma prática e objetiva e vem enfatizando que “o setor turístico experimentou os benefícios de uma economia interna aquecida no momento em que nossos principais mercados emissores internacionais se retraíam”. Mais uma vez, o Brasil dá exemplo de uma economia cada vez mais independente de efeitos externos e o Turismo brasileiro vai sempre se beneficiar deste fenômeno positivo.

Este trabalho, a exemplo dos demais, termina com proposições importantes, com o objetivo de subsidiar as autoridades e parlamentares nas ações que precisam ser realizadas a fim de assegurar o desenvolvimento do Turismo, fazendo com que o Brasil passe a figurar entre os que também lideram nessa área. A confederação exerce, desta forma, seu papel e cumpre seu objetivo maior, que é representar bem o setor de comércio de bens, serviços e turismo, provendo-o dos meios necessários para o seu desenvolvimento empresarial.

Leia também

Rolar para cima