Atenção redobrada no final do ano

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Considerada pelo comércio como a data mais importante do ano em faturamento, a semana que antecede o Natal também é o período que costuma gerar o maior índice de inadimplência para os lojistas. É neste momento que os comerciantes devem dar mais atenção nas compras a prazo, principalmente naquelas efetuadas por meio de cheque.


Especialistas recomendam, em primeiro lugar, que o lojista disponha de um serviço de informação, verificação e garantia de cheques de boa qualidade, com certificado pela Associação das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque).

Considerada pelo comércio como a data mais importante do ano em faturamento, a semana que antecede o Natal também é o período que costuma gerar o maior índice de inadimplência para os lojistas. É neste momento que os comerciantes devem dar mais atenção nas compras a prazo, principalmente naquelas efetuadas por meio de cheque.


Especialistas recomendam, em primeiro lugar, que o lojista disponha de um serviço de informação, verificação e garantia de cheques de boa qualidade, com certificado pela Associação das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Nas transações parceladas, o ideal é optar por planos com entrada, já que assim o lojista consegue garantir o recebimento de parte do valor da compra, no caso de inadimplência. Outra dica é que o comerciante consulte sempre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), interligado em rede nacional.


Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na verificação e garantia de cheques, sugere que, nas compras à vista, o lojista fique atento a valores muito altos, pois os fraudadores costumam fazer grandes compras utilizando-se de apenas uma folha de cheque, que, normalmente, já está assinada. A empresa alerta ainda para a importância de treinar a equipe de vendas e caixas, especialmente os profissionais temporários, para uma melhor avaliação da procedência dos cheques.


GOLPES. Vice-presidente da Telecheque, Antônio Praxedes Neto, reforça que esta é uma época do ano em que os fraudadores se aproveitam do grande movimento nas lojas para aplicar golpes. Por isso, o lojista deve estar atento quanto à solicitação e conferência de documentos, evitando assim perdas com cheques fraudados. “Como, na maioria das vezes, os cheques fraudados são acompanhados de documentos irregulares, vale a pena solicitar identificação e o cartão bancário do consumidor”, aponta.


À frente da Di Marino, especializada em moda masculina, no Itaim Bibi, em São Paulo, o sírio Abdalad Hesser diz que incentiva a compra com cartão de débito. “Quando a compra é parcelada em quatro vezes no cheque, a primeira pedimos para o cliente pagar no cartão de débito porque assim conseguimos garantir 25% da venda”, revela Hesser.


No Rio, o gerente comercial da Cobrac Assessoria e Cobrança, Luiz Antônio Tobias, alerta o comerciante para não hesitar em tirar a nota fiscal no ato da compra. “Normalmente, os juízes pedem que o cobrador prove a venda por meio de nota fiscal”, explica a advogada tributarista Rosie Marie De Bom.


DICAS CONTRA A INADIMPLÊNCIA


PREFIRA o parcelamento com entrada ao invés do cheque único;


NÃO ACEITE cheques de terceiros ou previamente assinados;


NUNCA TROQUE cheque por dinheiro;


CONFIRA os valores por extenso e numérico para ver se foram corretamente preenchidos;


SOLICITE um número de telefone, de preferência fixo;


COMPARE o número do cheque impresso com o que aparece registrado em caracteres magnéticos na parte inferior da folha;


SOLICITE sempre a identidade, verificando se a foto não está recortada ou sobreposta e se a impressão digital não apresenta borrões;


OBSERVE se o emitente anota o valor e a data do cheque no canhoto do talão. Caso ele não faça isso é aconselhável redobrar os cuidados;


CONSULTE sempre um sistema de informações de crédito e ou garantia de cheques;


NUNCA ESPERE o consumidor deixar o estabelecimento para depois consultar o cheque.


 


 


 

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