Pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) realizada junto a 66 empresários da Saara (Sociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega, área de comércio popular no centro do Rio de Janeiro) revela que a renovação do Carnaval de rua da cidade está dando um estímulo ao comércio, que espera faturar este mês quase 7% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) realizada junto a 66 empresários da Saara (Sociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega, área de comércio popular no centro do Rio de Janeiro) revela que a renovação do Carnaval de rua da cidade está dando um estímulo ao comércio, que espera faturar este mês quase 7% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Os entrevistados, ouvidos em 12 de janeiro, afirmam que 43,7% das vendas efetuadas este mês serão de produtos ligados à comemoração carnavalesca – um crescimento de 1,5 ponto percentual, já que no ano passado o percentual era de 42,2%.
O folião é o público-alvo desse comércio popular: o consumidor direto representa 86,4% dos compradores. Outros consumidores do Saara são empresas ou organizadores de eventos (39,4%), agremiações ou blocos, costureiros e artesãos (34,8%) também são fortes consumidores da Saara. Grande parte das mercadorias oferecidas pelos estabelecimentos comerciais (86%) é de fabricação nacional, concentrada nas indústrias do Rio (40%) e de São Paulo (40%). Apenas 9,5% dos produtos vêm do exterior, principalmente da China.