Comércio mostra otimismo maior com Dia das Mães

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Em um cenário de alta da massa salarial, queda de juros e prazos mais longos de financiamentos, os comerciantes estão mais otimistas com o Dia das Mães: 47% esperam volume de vendas maior na data do que em igual período do ano passado. Mesma pesquisa feita em 2006 mostrou que 35% esperavam alta em relação a 2005.


O mesmo percentual de entrevistados, 47%, acredita que em termos de faturamento o desempenho será o mesmo do Dia das Mães do ano passado.

Em um cenário de alta da massa salarial, queda de juros e prazos mais longos de financiamentos, os comerciantes estão mais otimistas com o Dia das Mães: 47% esperam volume de vendas maior na data do que em igual período do ano passado. Mesma pesquisa feita em 2006 mostrou que 35% esperavam alta em relação a 2005.


O mesmo percentual de entrevistados, 47%, acredita que em termos de faturamento o desempenho será o mesmo do Dia das Mães do ano passado. Mesmo assim, 41% acreditam em alta nesse quesito, mais do que no ano passado, quando 37% falavam em aumento.


O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, depois do Natal. A pesquisa foi realizada pela Serasa com 1.015 empresas do setor em todo o país, e mostra que a perspectiva de queda de volume de vendas para a data também é menor.

Cerca de 13% dos comerciantes responderam acreditar que venderão menos do que no Dia das Mães de 2006, quase a metade da pesquisa feita em 2006.


Ao mesmo tempo, menos comerciantes acreditam em estabilidade de vendas: 40% falam em mesmo volume vendido, três pontos percentuais a menos do que na pesquisa do Dia das Mães realizada em 2006.


Em termos de faturamento, 12% esperam queda em relação a 2006 (na mesma pesquisa do ano passado eram 23%).


As grandes empresas de comércio, segundo a empresa de análise de crédito, são as mais otimistas: 72% acreditam que o faturamento será maior do que 2006. Somente 34% das pequenas prevêem receita maior.


A pesquisa também aborda quais as expectativas para forma de pagamento: 48% falam em vendas à vista, e 52% a prazo. No caso das vendas à vista, a perspectiva é que 67% sejam realizadas com dinheiro ou cheque; no caso das vendas a prazo, o cheque pré-datado deve responder por 37% das vendas, e os cartões por 33%.


Centro-Oeste


A região com maior expectativa é a Centro-Oeste, com 52% dos comerciantes esperando maior volume de vendas. O Sudeste aparece em segundo lugar: 49% dos empresários entrevistados esperam vendas maiores do que 2006. Em terceiro vem o Nordeste, que em 2006 era a região mais otimista e que neste ano apareceu com 48% dos entrevistados apostando em negócios em alta.


Os comerciantes mais pessimistas são os do Sul do país. Mesmo assim, 40% dos entrevistados pela Serasa esperam vender mais do em 2006.




 

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