Consumidor fecha 2006 com otimismo, segundo pesquisa da FGV

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O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou alta de 2,2% de novembro para dezembro (de 109,3 para 111,7 pontos), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. No mesmo intervalo de 2005 o índice havia apresentado alta de 0,6%, para 103,6 pontos.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou alta de 2,2% de novembro para dezembro (de 109,3 para 111,7 pontos), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. No mesmo intervalo de 2005 o índice havia apresentado alta de 0,6%, para 103,6 pontos. O consumidor está mais otimista tanto em relação à atual situação econômica quanto em relação às expectativas de futuro: em relação ao presente o ICC avançou 3,3%, de 103,7 para 107,1 pontos; já o indicador de expectativas teve aumento de 1,5% – de 112,4 para 114,1 pontos.


 


A proporção de consumidores que avaliam a situação financeira atual da sua família como boa aumentou de 16,4% para 18,8%, enquanto a dos que consideram ruim diminuiu de 15,6% para 13,8%. Em relação às perspectivas para os próximos seis meses, houve aumento de 36,1% para 39,4% da parcela dos consumidores que esperam melhora na situação financeira familiar. O índice recuou de 3% para 2,8% entre os que dizem acreditar em piora.

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