O Estado de São Paulo Editoria: Economia Página: B-7
As vendas do varejo por ocasião do Dia das Mães deste ano foram as melhores desde 2004 em todo o País. Pesquisa nacional da Serasa revela crescimento de 10% no volume de negócios na semana que antecedeu a data deste ano em relação a igual período de 2006.
O Estado de São Paulo Editoria: Economia Página: B-7
As vendas do varejo por ocasião do Dia das Mães deste ano foram as melhores desde 2004 em todo o País. Pesquisa nacional da Serasa revela crescimento de 10% no volume de negócios na semana que antecedeu a data deste ano em relação a igual período de 2006. A maior marca anterior havia sido de 12,1%, atingida no Dia das Mães de 2004.
Recuperação da renda do trabalhador, do emprego e, especialmente, as facilidades do crediário, com taxas de juros reduzidas e prazos dilatados, abriram brechas no orçamento para o consumidor gastar mais, avalia o assessor econômico da Serasa, Luiz Rabi. Ele lembra que o varejo encerrou o primeiro quadrimestre com crescimento de 9,3% nas vendas ante o mesmo período de 2006, segundo o Indicador Serasa de Nível de Atividade. ‘Acredito que o crescimento do comércio deve se manter.’
Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indicam crescimento, porém mais moderado do que os números nacionais, nas vendas do Dia das Mães. As consultas para vendas financiadas aumentaram, em média, 3,5% desde o início de maio na comparação com igual período de 2006. Nos negócios com cheque, houve um acréscimo médio de 6,8% no período nas mesma bases de comparação. Na média dos dois sistemas, o comércio de São Paulo vendeu 5,2% a mais na comparação com a mesma data do ano passado.
‘O desempenho ficou dentro das expectativas’, diz o economista da entidade, Emílio Alfieri. Ele observa que houve uma inversão nos negócios. Até meados da semana passada, as vendas estavam sendo puxadas pelo crediário. Com a chegada do frio, a dianteira foi tomada pelo cheque, que reflete as compras de artigos de vestuário, de menor valor.
Nos shoppings, o crescimento médio anual foi de 8%, segundo o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. Ele confirma o destaque de itens do vestuário.