O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) cresceu para 58,4 pontos em janeiro, aumento de 1,6 ponto sobre igual período do ano passado e de 4,7 pontos sobre o trimestre anterior. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Econômico (DDE) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pelo índice, a alta é puxada pelas expectativas futuras dos empresários. O índice de confiança tende a apresentar alta no primeiro mês de cada ano, quando registra os efeitos sazonais de vendas do fim do ano anterior.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) cresceu para 58,4 pontos em janeiro, aumento de 1,6 ponto sobre igual período do ano passado e de 4,7 pontos sobre o trimestre anterior. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Econômico (DDE) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pelo índice, a alta é puxada pelas expectativas futuras dos empresários. O índice de confiança tende a apresentar alta no primeiro mês de cada ano, quando registra os efeitos sazonais de vendas do fim do ano anterior. O resultado de janeiro foi também influenciado, contudo, pela expectativa futura do empresariado, de que este ano será melhor do que o anterior. As expectativas sobre os próximos seis meses ostentam um nível elevado de 62,8 pontos. A Firjan destacou uma melhora do ICEI-RJ entre pequenos e microempresários, em contraposição à tendência de queda do mesmo indicador para as empresas de grande porte. Nas oito regiões do Estado e a capital, a pesquisa constatou estabilidade do índice de confiança, com máxima de 67 pontos na região Norte e mínima de 54,9 pontos no Noroeste do Estado.
Recuperação
O índice de condições atuais também prosseguiu em recuperação, atingindo o maior valor desde janeiro de 2005, a despeito de permanecer pouco abaixo dos 50 pontos (49,6), sugerindo situação de estabilidade entre avaliações positivas e negativas. Nesse índice, a região da Baixada I, com 58,7 pontos, apresenta o melhor indicador, enquanto o Noroeste fluminense apresenta a mínima, de 46,4 pontos.