Evento debate tendências mundiais do varejo no Rio

Compartilhe:

Parte do que foi discutido e exibido durante National Retail Federation 2007 (NRF), maior feira especializada em varejo no mundo, realizada em Nova York em janeiro, será apresentada amanhã, no Rio, no Café com Varejo, evento promovido pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial do Senac Rio.

Parte do que foi discutido e exibido durante National Retail Federation 2007 (NRF), maior feira especializada em varejo no mundo, realizada em Nova York em janeiro, será apresentada amanhã, no Rio, no Café com Varejo, evento promovido pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial do Senac Rio. A proposta do encontro é incentivar os participantes a desenvolver e implementar novos conceitos em seus negócios, com diferenciais que tragam inovação e resultados rápidos.


A palestrante será Vânia Parma, diretora da Múltipla PHD, empresa especializada em pesquisas e estudos de mercado voltados para o varejo. Ela participou do evento nos Estados Unidos e vai relatar casos de sucesso e comentar as melhores e piores práticas em todo o mundo. “O mais interessante de tudo o que vi, e que pretendemos discutir, é como o varejo mundial vê a questão do foco no consumidor.


Tudo o que foi apresentado na feira vem trabalhando para que este foco seja cada vez mais eficiente, que agregue opções ao consumidor. É muito bacana também ver que o Brasil está alinhado. O País tem pessoas muito capacitadas. Antes havia um atraso, as principais tendências só chegavam aqui depois de muito tempo. Hoje algumas coisas chegam simultaneamente”, diz Vânia.


ESTÍMULO. O estímulo dos cinco sentidos do consumidor chega, de acordo com ela, a aumentar em até 30% as vendas no varejo. “A compra é mais que uma troca comercial, é uma experiência que utiliza os cinco sentidos. As escolhas passam por sistemas subjetivos e todos os sentidos do consumidor devem ser trabalhados. A aromatização do ambiente pode promover o desejo da compra. Em lojas de roupas, por exemplo, a cor das paredes e a iluminação são fundamentais.


Tudo isso encanta, seduz o cliente. As lojas de eletrônicos fazem isso muito bem. Eles sempre colocam um espaço onde o cliente pode experimentar, mergulhar no produto, ouvir os sons. Minha empresa faz isso, trabalhamos com pesquisas que demonstram o que o consumidor quer. Um dos meus clientes aumentou em 30% as vendas depois que começou a trabalhar a venda de uma forma sensorial”, afirma Vania.


Serviço


Café com Varejo Data: 15 de fevereiro Local: auditório do Senac Rio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo), das 9h às 11h30min. Informações e inscrições: 0xx-21-2292-4803, ramais 219 e 230.

Leia mais

Rolar para cima