Jornal do Commercio Editoria: Rio de Janeiro Página: A-14
A Cesta de Compras no Rio de Janeiro, que equivale ao consumo médio de todas as famílias residentes no estado, ficou 0,53% mais barata em abril deste ano, passando de R$ 305,72, em março, para R$ 304,11, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com a entidade, para as famílias que recebem até oitos salários mínimos, a retração verificada foi de 0,61%.
Jornal do Commercio Editoria: Rio de Janeiro Página: A-14
A Cesta de Compras no Rio de Janeiro, que equivale ao consumo médio de todas as famílias residentes no estado, ficou 0,53% mais barata em abril deste ano, passando de R$ 305,72, em março, para R$ 304,11, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com a entidade, para as famílias que recebem até oitos salários mínimos, a retração verificada foi de 0,61%. Já as que recebem acima desse valor, a variação foi de 0,46%.
Com base no levantamento, a cenoura foi o item que sofreu a maior deflação, com preço 29,33% menor; seguida do tomate, com recuo de 23,24%. No sentido contrário, a batata encareceu 41,84% no período, a cebola aumentou 13,75%, e a banana prata registrou alta de 5,75%. Durante os últimos 12 meses, foi apurada inflação de 1,14% no custo da Cesta de Compras, informou a federação.
Para o economista da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes, as fortes chuvas de fevereiro e a estiagem do mês de março, contribuíram significativamente para a variação positiva no preço de alguns produtos presentes na Cesta. “Foi a partir do início de abril é que conseguimos observar melhor a influência do fator clima no custo dos itens relacionados”, completou Gomes.
Apesar do custo de alguns produtos ter apresentado retração no quarto mês de 2007, o quadrimestre continuou acumulando aumento (2,98%). Os itens que mais encareceram no período foram a cebola (70,63%), o tomate (56,66%) e a batata (56,27%). Por outro lado, a maçã apresentou o maior recuo, caindo 31%, seguida do feijão, que ficou 12,54% mais barato e do açúcar refinado, 7,12% mais em conta.
A pesquisa da Cesta de Compras reflete as variações de preços dos 39 produtos que mais pesam no orçamento (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza), consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.