Atenta aos novos rumos da comunicação mundial, sobretudo a importância da Internet como multiplicadora de informações, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo está lançando o projeto Fecomércio Digital, que consiste na criação da Fecomércio TV e de um portal de comunicação e na participação da entidade no Second Life.
Iniciativa pioneira entre a
Atenta aos novos rumos da comunicação mundial, sobretudo a importância da Internet como multiplicadora de informações, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo está lançando o projeto Fecomércio Digital, que consiste na criação da Fecomércio TV e de um portal de comunicação e na participação da entidade no Second Life.
Iniciativa pioneira entre as entidades de classe, a Fecomércio TV levará ao público notícias de economia, direito, cultura e prestação de serviços, além de atuar como uma agência de notícias, disponibilizando material eletrônico com entrevista dos porta-vozes da entidade sobre os principais assuntos em discussão na mídia. A Fecomércio TV contará com um jornal semanal de 15 minutos e dois boletins diários de aproximadamente dois minutos.
A Fecomércio de São Paulo também é a primeira entidade de classe a participar do Second Life, o jogo interativo que permite aos usuários – mais de3 milhões em todo o mundo – simular uma vida virtual em uma espécie de mundo paralelo, com moeda própria reconhecida pelo Banco Central americano e em paridade com o dólar. No Second Life, o jogador pode trabalhar, relacionar-se com as demais pessoas, participar de festas e fazer compras, entre outras atividades. Diversas empresas, como Adidas, IBM, Reuters e Sony Music, já estão no Second Life. Para criar a sua entidade virtual, a Fecomércio de São Paulo construiu no mundo virtual um prédio igual ao existente no mundo real, que está localizado na “ilha Berrini”, e onde a entidade pretende organizar eventos, palestras, reuniões e até mesmo cursos.
Para oferecer as novas tecnologias, a entidade – que congrega 150 sindicados e cerca de 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo de São Paulo – precisou modificar o seu site, transformando-o em um portal de comunicação.
“A nossa postura de vanguarda nos coloca no mesmo patamar das principais empresas atuantes hoje no mercado, refutando, assim, a imagem de estagnação que as instituições costumam ter”, afirma Abram Szajman, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de São Paulo.