Pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro revela que os empresários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vão começar o próximo ano com promoções: 45,1% dos entrevistados pretendem liquidar estoques de mercadorias em janeiro de 2007. O levantamento foi realizado em 26 de dezembro, com 650 gerentes dos setores de Roupas, Calçados, Acessórios, Lembranças, Brinquedos, CDs, Artigos de Perfumaria, Eletroeletrônicos e Telefonia Celular – ramos de atividades que historicamente estão no topo da lista de intenção de compras dos consumidores.
Pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro revela que os empresários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vão começar o próximo ano com promoções: 45,1% dos entrevistados pretendem liquidar estoques de mercadorias em janeiro de 2007. O levantamento foi realizado em 26 de dezembro, com 650 gerentes dos setores de Roupas, Calçados, Acessórios, Lembranças, Brinquedos, CDs, Artigos de Perfumaria, Eletroeletrônicos e Telefonia Celular – ramos de atividades que historicamente estão no topo da lista de intenção de compras dos consumidores.
O setor de roupas é o que mais vai apostar na queima dos estoques. Ao revés, telefonia celular é o que menos oferecerá promoções. Com o balanço de Natal aquém das expectativas – o volume do estoque vendido, 56,6%, foi o menor desde 2001-, as promoções ganham fôlego; o estudo apurou ainda queda de 2,1% na estimativa de faturamento do Natal na Região Metropolitana, retração mais acentuada do que o -1,2% de 2005.
O resultado negativo, segundo a Fecomércio-RJ, pode ter ligação com o comércio informal e a pirataria, tendo em vista que os piores desempenhos foram observados nos segmentos de CDs (-10,3%) e acessórios (-5,4%) – muitas vezes comprados no mercado informal. Apenas o setor de eletroeletrônicos registrou alta na receita, de 2,9%. A forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito (segundo 70,7% dos entrevistados), seguido por pagamento à vista (23,3%) e cheque pré-datado, carnê ou débito programado (5,8%).