Fecomércio-SP: Índice de Confiança do Consumidor aumenta no início de 2007

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Apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou 134,2 pontos em janeiro, o que demonstra mais otimismo nos paulistanos em relação a 2007.O resultado é 5,1% superior ao de dezembro do ano passado, quando o ICC marcou 127,7 pontos. A entidade destaca também que se trata de uma reversão de tendência, já que, na comparação entre dezembro e novembro de 2006, o índice apurou variação negativa de 5,1%. O ICC varia de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou 134,2 pontos em janeiro, o que demonstra mais otimismo nos paulistanos em relação a 2007.O resultado é 5,1% superior ao de dezembro do ano passado, quando o ICC marcou 127,7 pontos. A entidade destaca também que se trata de uma reversão de tendência, já que, na comparação entre dezembro e novembro de 2006, o índice apurou variação negativa de 5,1%. O ICC varia de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.


O presidente da Fecomércio-SP, Abram Szajman, analisa a confiança dos paulistanos: “A melhora na percepção do consumidor reflete ainda dois efeitos: o recebimento da segunda parcela do décimo terceiro e a oportunidade de efetivação de temporários. Ambos influenciam de forma positiva o humor do consumidor. No entanto, é importante considerar também a influência do crescimento, ainda que muito gradual,dos níveis de emprego e renda verificados no fim de 2006”


O resultado de janeiro foi puxado pela elevação das expectativas dos consumidores quanto ao presente: no comparativo a dezembro de 2005, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) passou de 12,7% para 137,2 pontos; já o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) teve alta de 0,3% e alcançou 132,2 pontos.


Otimismo maior entre homens


Em relação a dados por segmento (renda, sexo e idade), verifica-se que o otimismo é maior entre os homens, com menos de 35 anos e que ganham acima de 10 salários mínimos. O ICC apurou alta de 13,4% em relação ao mês anterior (142,1 pontos) na segmentação por renda, entre os que possuem rendimentos superiores a 10 salários mínimos; entre os que ganham abaixo desse patamar, o ICC avançou 1,2% em relação a dezembro (130 pontos).

 

Sobre o ICC


Apurado mensalmente pela Fecomércio-SP desde 1994, o Índice de Confiança do Consumidor tem como base o levantamento junto a aproximadamente 2.100 consumidores no município de São Paulo. A pesquisa tem como o objetivo identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central Americano.




 

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