Fecomércio-SP prevê aumento de vendas modesto no Natal

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Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) mostrou leve alta de 2% no faturamento com as vendas de Natal, na comparação com o mesmo período de 2005. A sondagem, que foi realizada nos dias 15, 16 e 18 de dezembro com 120 empresários do comércio na capital paulista, indicou que as lojas de bens duráveis tiveram queda de 0,6% no faturamento, enquanto as de semiduráveis apresentaram alta de 2,1% no período.


O desempenho do comércio no Natal deste ano foi considerado “modesto” pela Fecomércio-SP.

Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) mostrou leve alta de 2% no faturamento com as vendas de Natal, na comparação com o mesmo período de 2005. A sondagem, que foi realizada nos dias 15, 16 e 18 de dezembro com 120 empresários do comércio na capital paulista, indicou que as lojas de bens duráveis tiveram queda de 0,6% no faturamento, enquanto as de semiduráveis apresentaram alta de 2,1% no período.


O desempenho do comércio no Natal deste ano foi considerado “modesto” pela Fecomércio-SP. O presidente da entidade, Abram Szajman, criticou o fraco crescimento da renda e as altas taxas de juros para o consumidor. “Dessa forma, o consumo continuou a ser sustentado pela oferta de crédito. Isso limita a expansão das vendas, uma vez que a grande maioria dos consumidores precisa endividar-se para ir às compras”, disse, acrescentando que “vendas maiores dependem de crescimento efetivo da renda, mais empregos e juros menores”.


O levantamento da Fecomércio-SP captou um aumento do ceticismo dos empresários com relação ao desempenho das vendas no Natal. A maioria (66%) manteve os estoques em níveis iguais ou inferiores aos do ano passado, enquanto um terço (33%) apostou em vendas maiores. No ano passado, 39% afirmaram aumentar os estoques e 60% indicaram que mantiveram ou diminuíram os estoques.


Segundo a entidade, o otimismo dos empresários também pode ser visto com relação à contratação de temporários: 28% abriram vagas, contra 72% dos empresários que mantiveram o quadro de funcionários inalterado. Dos que contrataram, 80% informaram que chamaram até dois funcionários extras. A Fecomércio-SP destacou, no entanto, que 67% das empresas indicaram que costumam efetivar os temporários.


Apenas uma pequena parcela (7%) dos empresários disse que investiu em ações publicitárias para aumentar as vendas de Natal, resultado muito inferior ao verificado em 2005, quando 35% dos comerciantes informaram investir em publicidade.


Um destaque da pesquisa foi o aumento da participação do pagamento à vista como forma de pagamento, que passou de 17% no ano passado para 41% neste ano. Em seguida, apareceu o cartão de crédito (28% dos entrevistados, ante 33% em 2005); seguida pelo parcelamento no cartão (19% dos empresários, ante 22% no ano passado).


 

 

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