Acompanhado do presidente do Sistema CNC, Antonio Oliveira Santos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, visitou na quarta-feira, dia 18 de abril, as instalações da futura Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Participaram também do encontro a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Diniz, os consultores da Presidência da entidade Ernane Galvêas (Economia) e Cid Heráclito de Queiroz (Jurídico), os diretores-gerais do Sesc, Maron Em
Acompanhado do presidente do Sistema CNC, Antonio Oliveira Santos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, visitou na quarta-feira, dia 18 de abril, as instalações da futura Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Participaram também do encontro a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Diniz, os consultores da Presidência da entidade Ernane Galvêas (Economia) e Cid Heráclito de Queiroz (Jurídico), os diretores-gerais do Sesc, Maron Emile Abi-Abib, e do Senac, Sidney Cunha, a chefe de Gabinete, Lenoura Schmidt, a secretária-geral, Cléa Beranger Maceió, e o consultor Arnaldo Niskier.
Mantida pelo Serviço Social do Comércio com o objetivo de oferecer uma preparação de excelência para o ingresso no ensino superior e instalada em uma área de 131 mil metros quadrados, a Escola-Modelo, como é chamada, possui um conceito diferenciado e inovador. Quando entrar em funcionamento, no início de 2008, será a primeira escola residencial do país e a primeira a trabalhar com a diversidade: as quase 500 vagas (160 alunos/ano) disponibilizadas para o ensino médio serão ocupadas por filhos de comerciários de baixa renda egressos de escolas do Sesc de todos os estados do país. Para recebê-los, a entidade construiu uma vila, onde distribuem-se os quatro prédios que serão utilizados para a moradia dos alunos (dois para os homens e dois para as mulheres) e os 56 apartamentos de três quartos, cada, para os professores.
As obras para a construção da ESEM estão adiantadas e serão entregues em julho deste ano. Os edifícios valorizarão a convivência, e contarão com salas de estudo, copas de apoio e salas de convivência equipadas com jogos, aparelhos de som, DVD e televisão. A Escola Sesc de Ensino Médio também dedicará atenção especial às artes, oferecendo disciplinas de música, artes plásticas e cênicas, teatro, fotografia e pintura, além de aulas de coral, grafite e circo. As ferramentas tecnológicas e o domínio de línguas estrangeiras também estão entre as prioridades da escola: o campus foi projetado para ser um ambiente wireless, com rede de comunicação sem fio, onde cada aluno terá acesso a um computador pessoal; os idiomas inglês e espanhol serão oferecidos em um intenso programa didático de aprendizagem. Além disto, a escola oferecerá um leque de atividades de esporte e lazer, além de programações externas, como caminhadas, passeios de bicicleta e excursões ecológicas. O conjunto esportivo contará com ginásio coberto apto a receber competições oficiais, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas, salas de dança, ginástica e musculação.
Para o Sistema CNC, a Escola Sesc de Ensino Médio contribuirá para a formação de cidadãos pró-ativos, íntegros e capazes de exercer papéis de liderança e transformação em suas comunidades. “A vivência na Escola Sesc será uma experiência para toda a vida”, afirma o presidente do Sistema CNC, Antonio Oliveira Santos.