Inflação medida pelo IPC-S sobe para 0,39%

Compartilhe:

Graças ao câmbio e ao fim da entressafra em vários setores agrícolas, os produtos mais procurados na época do Natal estão com preços em queda ou subindo menos no varejo. É o que mostra levantamento especial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo como base os dados do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S).

Graças ao câmbio e ao fim da entressafra em vários setores agrícolas, os produtos mais procurados na época do Natal estão com preços em queda ou subindo menos no varejo. É o que mostra levantamento especial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo como base os dados do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S). “Realmente, está mais em conta comprar agora produtos para o Natal”, disse o economista da FGV, André Braz.


Da primeira semana de dezembro para a segunda este mês, a inflação medida pelo IPC-S passou de 0,33% para 0,39%, pressionada pela disparada nos preços do grupo transportes (de 0,61% para 1,69%). Braz lembrou que houve recentes aumentos nos preços de transporte urbano em São Paulo e no Rio de Janeiro, o que puxou para cima a taxa do indicador.


A aceleração de preços medida pelo índice poderia ter sido mais intensa não fosse o setor de alimentação, cuja inflação caiu pela metade (de 0,67% para 0,24%), graças aos alimentos in natura, que estão em queda (-0,45%).


 

Leia mais

Rolar para cima