Gazeta Mercantil Editoria: Administração & Serviços Página: C-8
Produtos mais baratos, como móveis e celulares, devem liderar vendas no Dia das Mães. Por conta da renda já comprometida com o pagamento de linhas de crédito adquiridas ao longo de 2006, o consumidor paulistano reduziu sua intenção de compras para o segundo trimestre deste ano. Enquanto no ano passado, o desejo de consumir entre abril e junho era revelado por 69,2% das pessoas, no mesmo período deste ano, o percentual caiu para 54,8%.
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Produtos mais baratos, como móveis e celulares, devem liderar vendas no Dia das Mães. Por conta da renda já comprometida com o pagamento de linhas de crédito adquiridas ao longo de 2006, o consumidor paulistano reduziu sua intenção de compras para o segundo trimestre deste ano. Enquanto no ano passado, o desejo de consumir entre abril e junho era revelado por 69,2% das pessoas, no mesmo período deste ano, o percentual caiu para 54,8%.
“O varejo ainda enfrenta o problema da sobreposição e saturação dos meios de crediário para aquisição de bens de consumo duráveis”, afirma Claudio Felisoni de Angelo, coordenador do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), que realiza a pesquisa Expectativas de Consumo em parceria com a consultoria Canal Varejo.
Depois da melhor disposição para o consumo ocorrida no ano passado – por conta do crescimento médio real dos salários e favorecida pela dilatação de prazos dos financiamentos, caiu a disponibilidade de renda do consumidor. No segundo trimestre do ano passado estava em 20,6%. Neste ano, situa-se em 11,7%.
“A indústria de automóveis vem tendo ótimos resultados. Oito por cento da população brasileira tem renda comprometida com a compra de carro e os bens de valor elevado acabam reduzindo a disponibilidade de renda para compra de outros bens”, afirma Marcos Roberto Luppe, que faz parte da equipe técnica do Provar.
Neste trimestre, o varejo de bens duráveis aguarda com expectativa o movimento provocado pelo Dia das Mães e Dia dos Namorados. O estudo mostra um aumento da intenção de compra em relação ao primeiro trimestre, quando o indicador estava em 45,3%. Além disso, a média de intenção de gastos aumentou 27% em relação ao período de janeiro a março.
Produtos mais cobiçados
O Dia das Mães, data de maior movimento para o varejo depois do Natal, deve impulsionar os itens como móveis, informática e celulares. Os móveis aparecem no topo da lista dos produtos com maior intenção de compras do segundo trimestre, com 10,8%.
Mesmo assim, a intenção é gastar menos com esse item. Os paulistanos devem despender, neste trimestre, 55,4% menos com esses produtos que no mesmo período do ano passado e 29,8% menos que no primeiro trimestre deste ano. A intenção é gastar, em média, R$ 934,26 com móveis entre abril e junho.
No segundo lugar do ranking dos produtos que o consumidor está mais disposto a comprar neste trimestre aparece itens do segmento de informática, com 10%. Telefonia e celular ficam em terceiro, com 9% da intenção.
Já o segmento de material de construção, que ocupa a oitava colocação de intenção de compras, apresentou aumento de 164,47% na quantia a ser gasta em relação ao primeiro trimestre e de 78,3% na comparação com o mesmo período de 2006. A média de intenção de gastos é de R$ 3.275,00.
Participaram da pesquisa 500 consumidores da cidade de São Paulo, entrevistados em locais de grande fluxo de potenciais consumidores, no período de 10 a 25 de março deste ano.