Páscoa aumenta vendas no varejo

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As vendas do comércio tiveram alta de 6,1% em todo o País na semana que antecede a Páscoa (26 de março a 1º de abril), na comparação com igual período do ano passado (3 a 9 de abril), segundo pesquisa divulgada ontem pela Serasa. De acordo com o indicador de nível de atividade do comércio, a cidade de São Paulo teve um comportamento semelhante, com alta de 6,3% na mesma base de comparação.


O indicador apontou que as vendas no comércio para a Páscoa tiveram um aumento de 9,9% no fim de semana de 30 de março a 1º de abril, ante o período de 7 a 9 de abril de 2006.

As vendas do comércio tiveram alta de 6,1% em todo o País na semana que antecede a Páscoa (26 de março a 1º de abril), na comparação com igual período do ano passado (3 a 9 de abril), segundo pesquisa divulgada ontem pela Serasa. De acordo com o indicador de nível de atividade do comércio, a cidade de São Paulo teve um comportamento semelhante, com alta de 6,3% na mesma base de comparação.


O indicador apontou que as vendas no comércio para a Páscoa tiveram um aumento de 9,9% no fim de semana de 30 de março a 1º de abril, ante o período de 7 a 9 de abril de 2006. Já a capital paulista, no mesmo período citado, registrou crescimento de 3,3% na atividade econômica do varejo.


Para os técnicos do Serasa, o aumento do consumo na última semana se deve à valorização cambial em 12 meses, que reduziu o preço em reais dos produtos importados da época (vinhos e bacalhau). A empresa avalia também que o parcelamento das vendas facilita a inclusão das despesas da Páscoa no orçamento familiar, que foram afetadas pelas despesas tradicionais de início de ano, como IPVA e IPTU.


“Vale ressaltar que o comportamento das vendas no fim de semana que antecedeu a Páscoa pode ser explicado pela forte onda de calor que prevaleceu no sábado e, com menos intensidade, no domingo, na região metropolitana de São Paulo. Por isso, os consumidores procuraram programas alternativos às compras”, afirmou a Serasa.


Melhor desde 2004. Nos supermercados, ovos de chocolate, bacalhau e vinho estão sendo vendidos em até 12 prestações, com juros, no cartão próprio. Quem escolhe essa forma de parcelamento atravessa o Natal pagando as guloseimas da Páscoa e só se livra da fatura em março de 2008.


Impulsionados pelo parcelamento de longo prazo, pelo aumento da massa de salários e pelo câmbio favorável, que segurou os preços de itens importados, como azeite e bacalhau, os supermercados já consideram esta Páscoa a melhor desde 2004.


As redes Extra e CompreBem, do Grupo Pão de Açúcar, o maior varejista de supermercados do País, decidiram apostar no parcelamento de longo prazo. No Extra, por exemplo, é possível dividir as compras dos itens de Páscoa em até 12 prestações fixas, com juros embutidos, no cartão da rede ou em seis vezes sem juros.


 


 


 


 


 

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