Prêmio Sesc de Literatura contabiliza inscritos para próxima edição: procura e popularidade cada vez maiores

Compartilhe:

O Prêmio Sesc de Literatura acaba de contabilizar o total de inscritos em todo o país para a edição deste ano: foram 601 livros – 303 romances e 298 contos, resultado que demonstra a procura cada vez maior pelo concurso, além de sua popularização. Em 2005, foram 544 inscritos, 253 para romances e 291 para contos. As obras pré-selecionadas pelas subcomissões seguem para as comissões julgadoras finais, nas respectivas categorias.

O Prêmio Sesc de Literatura acaba de contabilizar o total de inscritos em todo o país para a edição deste ano: foram 601 livros – 303 romances e 298 contos, resultado que demonstra a procura cada vez maior pelo concurso, além de sua popularização. Em 2005, foram 544 inscritos, 253 para romances e 291 para contos. As obras pré-selecionadas pelas subcomissões seguem para as comissões julgadoras finais, nas respectivas categorias. O resultado final será anunciado em março, e o lançamento das obras dos vencedores está previsto para junho, em parceria com a Editora Record.


De acordo com a equipe de Literatura do Sesc Nacional, o grande foco de participações está nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desde 2003, a região Nordeste passou de 40 inscrições no primeiro ano para 82 na última edição; o crescimento nas outras regiões do país também é considerável. “Os resultados são extremamente positivos e atestam a fertilidade da produção literária nacional”, afirma Maria José Duarte, da equipe do Sesc. Para ela, a divulgação realizada pelos Departamentos Regionais do SESC justifica o bom desempenho do último concurso.


Promovido anualmente pelo Departamento Nacional do Sesc com o objetivo de premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, a entrega do Prêmio Sesc de Literatura 2005 aconteceu em 20 de junho do ano passado, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O evento marcou também o lançamento da quarta edição do concurso na categoria romance e a segunda edição na categoria conto. As inscrições para este ano terminaram em 31 de outubro de 2006.


Os vencedores da última edição do Prêmio foram o goiano André de Leones, com o romance Hoje está um dia morto, e a carioca Lúcia Bettencourt, com a coletânea de contos A secretária de Borges. As duas obras foram publicadas e distribuídas pela Editora Record.

Leia mais

Rolar para cima