Venda de eletroeletrônicos cresce 8,5%

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As vendas de produtos eletroeletrônicos registraram um crescimento de 8,54% no ano passado, segundo a Eletros (associação nacional de fabricantes de produtos eletroeletrônicos). O resultado ficou aquém do esperado pela associação, que era de uma alta de 13,89%. Também é um avanço bem mais tímido que o registrado em 2005 (14,79%).

O destaque positivo do ano passado foi a linha branca (geladeiras e fogões, entre outros).

As vendas de produtos eletroeletrônicos registraram um crescimento de 8,54% no ano passado, segundo a Eletros (associação nacional de fabricantes de produtos eletroeletrônicos). O resultado ficou aquém do esperado pela associação, que era de uma alta de 13,89%. Também é um avanço bem mais tímido que o registrado em 2005 (14,79%).

O destaque positivo do ano passado foi a linha branca (geladeiras e fogões, entre outros). Os fabricantes nacionais aumentaram as vendas em 13,74% na comparação com 2005, contra uma expectativa de avanço de 6,53%.

“A queda nas taxas de juros, a ampliação dos prazos dos crediários, a maior estabilidade no emprego e a melhoria na massa salarial foram os fatores que favoreceram o crescimento da linha branca”, afirmou Paulo Saab, presidente da Eletros.

Na divisão por produtos, destacaram-se os aumentos de vendas de refrigeradores (17,89%), lavadoras automáticas (14,9%) e fogões (10,6%).

Por outro lado, a linha de imagem e som foi a grande decepção. Os fabricantes nacionais venderam 8 milhões de DVDs no ano passado, com uma alta de 7% sobre 2005.

A indústria esperava vender 11,5 milhões de aparelhos de DVD em 2006. Saab afirmou que a meta não foi alcançada devido ao “forte avanço” de produtos importados principalmente da Ásia.

Já as vendas de televisores, carro-chefe do setor, chegaram a 10,85 milhões de unidades, uma alta de 13% em relação a 2005.

No auge da euforia com as vendas da Copa do Mundo, os fabricantes chegaram a estimar que o mercado poderia absorver entre 11 milhões e 11,5 milhões de TVs no ano passado.

O terceiro trimestre fraco, entretanto, fez os fabricantes passarem a acreditar que as vendas não ultrapassariam 10 milhões de aparelhos.

O total de 10,85 milhões de TVs representa o meio-termo das expectativas. Desse total, 350 mil aparelhos são de plasma e LCD, os segmentos mais caros do mercado.


Expectativa


Para 2007, a Eletros divulgou na semana passada previsão de que as vendas alcançarão cerca de 11,7 milhões de televisores, uma alta de 7,8%.

Consultores do setor, no entanto, acreditam que o ano passado foi atípico, que essa meta é ambiciosa e que não há mercado para mais de 10 milhões de aparelhos a cada ano.


 




 

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