O Senac em Minas, que integra do Sistema Fecomércio-MG, divulgou os vencedores do 1º Prêmio Senac Reconhece, criado para incentivar práticas educacionais inovadoras, valorizar gestores, fortalecer ações transformadoras alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac (MPS) e promover a cultura de inovação na instituição.
A premiação foi dividida em duas categorias: Reconhecimento, que destacou unidades pela qualidade da oferta educacional, certificações do Senac+, eficiência nas formações técnicas e matrículas no portfólio 4.0 — concedendo o Prêmio Compromisso Senac às escolas com melhor desempenho em eficiência e satisfação; e Educação em Foco, que valorizou práticas pedagógicas inovadoras, com o Prêmio Escola Inovadora (voltado a projetos de 2024 que receberão apoio para expansão) e o Prêmio Educador Transformador (para abordagens criativas já aplicadas).
A categoria Escola Inovadora recebeu 17 projetos, enquanto Docente Transformador contou com 83 inscrições. As propostas foram avaliadas por comitês, considerando impacto e potencial transformador.
Mayara Capella Silva Cruz de Brito, coordenadora de Avaliação Educacional, destacou o fortalecimento da cultura de excelência e inovação, e antecipou novidades para a próxima edição, como a premiação de melhor gestão escolar. Já Júlio César Ribeiro, diretor em Alfenas, ressaltou o valor da participação, que desafiou as equipes a desenvolverem propostas alinhadas ao MPS, promovendo aprendizado e criatividade.
Destaques
Para Alexandre Carvalho, diretor da unidade de Divinópolis, vencedora na categoria Escola Inovadora, o reconhecimento reflete um trabalho coletivo e consistente. “A conquista da primeira colocação e reconhecimento do Senac em Divinópolis como escola inovadora foi um grande orgulho para todo o time e incentiva nossos docentes a seguirem desenvolvendo conexões interdisciplinares que transformam o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos estudantes, que terão uma atuação diferenciada na comunidade e no mercado de trabalho.”
O projeto premiado, Bulário Eletrônico Multiplataforma para Enfermagem, liderado pelo docente Michael Ferreira da Silva, foi desenvolvido por alunos dos cursos técnicos em Informática e Enfermagem. A ferramenta tecnológica facilita a consulta de informações farmacológicas, promovendo uma formação mais prática e segura. O projeto gerou avanços pedagógicos relevantes, melhorando o desempenho dos estudantes e reduzindo erros na administração de medicamentos.
Já o ganhador na categoria Docente Transformador, Evandro Ornelas Mineiro, Instrutor de Formação Profissional da área de TI do Senac em Betim, comemora. “Esse reconhecimento foi a confirmação de que vale a pena ousar, romper o padrão e colocar o estudante como protagonista da resolução de problemas do mundo real. Foi a prova de que a tecnologia, quando aliada ao propósito, se torna motor de inclusão, dignidade e cidadania. A iniciativa “Tecnologia em Prol da Inclusão” deixou de ser um projeto e se tornou uma bandeira, uma forma concreta de servir ao outro com dignidade e afeto“.