A Fecomércio-RJ lançou, no dia 8 de dezembro, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS, o primeiro instituto desse porte ligado a uma Federação do Comércio no País. Tendo o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o diretor executivo do IFeS, Vinicius Crespo, como anfitriões, a cerimônia contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, além de outras autoridades e dirigentes do Sesc-RJ e Senac-RJ.
No evento, o diretor Vinicius Crespo apresentou o Programa Repet, no qual colaboradores do Sistema Fecomércio-RJ e doadores anônimos poderão depositar garrafas PET para reciclagem. Um dos principais objetivos do IFeS é estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.
A fundação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas.
“O setor privado tem um papel essencial no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade, pois tem a agilidade necessária para impulsionar as inovações e tecnologias e ainda atuar como influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores”, ressalta Vinicius Crespo, diretor do IFeS.
Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comprova essa tendência. O estudo revelou que 76,1% dos fluminenses levam em consideração a preservação do meio ambiente em suas atitudes. Sobre a disposição de pagar um valor maior por produtos ambientalmente adequados, 42,8% dos consumidores afirmaram que estão dispostos a gastar mais, tendo essa contrapartida.
Como pioneiro nesse segmento, o IFeS dará início a diversas iniciativas e propõe uma série de benefícios à sociedade, como geração de emprego e renda, orientação ao comércio local, apoio às cooperativas de catadores, preservação dos recursos naturais, entre outros.
“Estamos dando um grande passo para um futuro melhor e mais sustentável para todos os cidadãos fluminenses. Entre os diversos benefícios que o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade proporcionará à economia do Rio de Janeiro, destaco a melhoria do ambiente de negócios, a meta do Plástico Zero (100% reciclado até 2030) e o aumento da adesão de todo setor empresarial. Nosso objetivo é que esse projeto vire modelo para outras Federações do Brasil. Vamos, juntos, construir um país ambientalmente melhor para todos”, comemora Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio-RJ.
IFeS inaugura máquina de coleta e descarte de garrafas PET
O primeiro projeto piloto do IFeS, o programa RePET, foi apresentado no lançamento do instituto. Trata-se de uma máquina de coleta totalmente automatizada e construída especificamente para esse descarte de garrafas PET e suas tampinhas plásticas. A iniciativa tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
Nesta primeira fase, todos os colaboradores do Sistema Fecomércio-RJ poderão depositar as garrafas na máquina modelo e serão beneficiados diretamente com esse correto descarte, instalada na sede da Fecomércio-RJ, no bairro do Flamengo. A população também poderá fazer o descarte no formato “Doador anônimo”, assim qualquer pessoa vai poder fazer o depósito; entretanto, não terão benefícios diretos, mas indiretos. O projeto fundamenta-se em três pilares: Operação, Rastreabilidade & Comprovação Legal e Interação com o Consumidor.
As garrafas terão como fim processos de reciclagem dos resíduos. A doação das garrafas resultará em premiações para os colaboradores, que poderão ganhar benefícios do Sistema Comércio, como hospedagens nos hotéis Sesc-RJ, descontos em cursos do Senac-RJ, entre outros.
Além das garrafas plásticas, serão arrecadadas – em recipiente próprio – as suas tampinhas, que vão ser destinadas aos Projetos “Rodando com Tampinhas” e “PET Solidário”. Assim como as tampinhas, as garrafas plásticas recebidas serão encaminhadas gratuitamente às cooperativas de catadores cadastradas no sistema, com o objetivo que sejam comercializadas com a indústria da reciclagem, corroborando o compromisso social do Sistema Fecomércio-RJ com os catadores.
Ao longo do processo, serão gerados relatórios, detalhando a performance do impacto ocasionado pelo projeto. O Sistema Fecomércio-RJ terá também acesso a um dashboard de acompanhamento em tempo real, tanto dos volumes resgatados quanto dos indicadores de sustentabilidade atrelados à ação.
“Esse é apenas o primeiro passo rumo a um ambiente de negócios mais sustentável. Nossa intenção é sensibilizar os empresários e a população fluminense, na busca incansável por soluções que tenham como foco a responsabilidade socioambiental, que vão além das obrigações legais e econômicas. Esperamos, em breve, levar esse projeto para todo o Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o poder público”, ressalta Vinícius Crespo, diretor do IFeS.