O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior recebeu, no dia 1º de fevereiro, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, secretários e autoridades para a apresentação do programa Cidade Integrada, na sede da Federação. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções que firma a parceria entre a entidade e o Estado.
O presidente colocou as ferramentas de assistência e capacitação do Sistema Fecomércio-RJ à disposição do Estado. “Como empresários, isso nos dá segurança para investir. Nós temos programas de assistência que podem perfeitamente suprir várias dessas atividades do Cidade Integrada. Na parte de reciclagem, criamos recentemente o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade, que também pode participar do programa”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior.
De acordo com o governador Cláudio Castro, o Cidade Integrada “é um programa de retomada de território para devolver dignidade à população”. A iniciativa tem o objetivo de realizar a transformação por meio de ações sociais, de desenvolvimento, infraestrutura e segurança para os moradores de comunidades. A ação engloba cerca de 40 órgãos e secretarias do governo estadual. As duas primeiras comunidades que receberam o programa são o Jacarezinho e a Muzema. No Jacarezinho, serão construídos um mercado produtor, um batalhão da Polícia Militar e uma unidade de saúde. Na Muzema, também será construído um mercado produtor, além de uma UPA e um polo de reciclagem.