A 43ª edição do Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e o V Encontro Nacional de Jornais do Interior reuniram, de 19 a 21 de junho, em Florianópolis, cerca de 600 empresários de comunicação e jornalistas, que assistiram palestras e participaram de debates sobre o atual momento e o futuro do setor. Os dois eventos tiveram o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A 43ª edição do Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e o V Encontro Nacional de Jornais do Interior reuniram, de 19 a 21 de junho, em Florianópolis, cerca de 600 empresários de comunicação e jornalistas, que assistiram palestras e participaram de debates sobre o atual momento e o futuro do setor. Os dois eventos tiveram o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No discurso de abertura, o presidente da Adjori Brasil e da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, destacou as constantes mudanças que vêm ocorrendo no mercado. Segundo ele, está havendo alterações neste ano e muito vai mudar de novo em 2016. “Para muitos, essa revolução é sinônimo de crise. Para nós, jornais do interior, ela deve significar oportunidade.”
Ainda na cerimônia, Gobbi homenageou Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-senador Luiz Henrique da Silveira. “Ele valorizou os jornais do interior, apoiou-se neles para informar as comunidades”, justificou. Em agradecimento, a premiação anual dos jornalistas feita pela entidade passará a se chamar Prêmio Adjori de Jornalismo – Troféu Luiz Henrique da Silveira.
A primeira atividade de trabalho, em 20 de junho, foi a apresentação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), feita pela Superintendente de Agências e Novas Mídias, Denize Bacoccina. Além de detalhar a atuação da Agência Brasil como produtora e fornecedora de conteúdo para outros sites, jornais e rádios, Denize falou sobre mídias sociais: “Elas são cada vez mais importantes hoje, porque metade do conteúdo publicado é consumido através de dispositivos móveis”.
Pesquisa
Em seguida, o pesquisador Maurício Pantaleão apresentou o trabalho A Visão de Mercado dos Jornais do Interior, feito com 68 jornais associados à Adjori/SC. A pesquisa mostrou que a maior satisfação dos jornais é com os anúncios normais (61%), seguido por clientes diretos (59%) e vendas-geral (58%). A insatisfação está relacionada às parcerias com agências de publicidade (31%) e com as vendas em bancas (26%).
O painel Jornal do Interior – A visão editorial, de mercado e dos anunciantes públicos e privados, moderado pelo diretor de Comunicação da Associação Nacional de Jornais, Carlos Müller, teve intensa participação do público. Deram breves depoimentos o secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Roberto Messias, o secretário da Comunicação de Santa Catarina, Walter Bier, e a presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina, Rosa Estrella.
Já o especialista em educação corporativa Eugênio Mussak fez palestra sobre “Desafios da mudança, como ir além: metacompetência”. Ele disse que as pessoas e, principalmente, os empresários precisam estar abertos a mudanças e se adaptarem a elas. “O mercado muda todos os dias, é preciso perceber isso para conseguir se adaptar”.
No encerramento das atividades do dia, a psicóloga e mestre em Educação Rosana Cunha falou sobre dois temas: “Sustentabilidade e Ecologia Cognitiva: Novas Aberturas” e “Invariantes funcionais na atividade jornalística”. Ambas foram seguidas de dinâmicas de grupo com os participantes.
Prêmio de Jornalismo
À noite, centenas de profissionais participaram da solenidade de entrega do Prêmio Adjori de Jornalismo – Troféu Luiz Henrique da Silveira, que premiou os destaques nas categorias Área Acadêmica, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
O secretário-executivo da CNC, Marco Arzua, entregou à equipe do jornal Metas, da cidade de Gaspar, a Pena de Ouro pela conquista do primeiro lugar em “Novas Mídias”, chegando ao tricampeonato. O jornal levou ainda o seu sexto ouro consecutivo no Jornalismo.
No último dia dos eventos, os destaques foram as palestras do diretor Editorial da Adjori Brasil, Fernando Bond, sobre “Ação Editorial Integrada”; de Ben-Hur Suita, sobre Sistemas de Gestão; e da diretora Institucional da Adjori/SC, Rita Lombardi, que falou sobre o portal da Adjori Brasil.