
Tendências, inovações e novas perspectivas econômicas, tecnológicas e de gestão do setor varejista, com o objetivo de preparar empresários do setor e lideranças sindicais sobre o futuro do comércio. Esta foi a pauta central do Inova Varejo, evento realizado pela Fecomércio-MG com o apoio do Sebrae, que reuniu mais de 2.000 participantes em sua primeira edição, no dia 05 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte.
No Painel Tributário, Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-MG, o deputado federal Reginaldo Lopes, o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Fábio Bentes e o jornalista Gerson Camarotti, comentaram a reforma tributária e seus impactos para o setor terciário. Temas como a Emenda do Emprego, proposta da CNC que prevê que atividades altamente empregadoras utilizem um redutor da alíquota nominal atrelada ao seu grau de empregabilidade, compuseram a pauta.
No painel Perfil do Consumidor Moderno, o jornalista Luciano Pádua apresentou indicadores econômicos que apontam para o aumento do consumo; enquanto a jornalista Raquel Brandão destacou a vantagem competitiva dos pequenos negócios do varejo em comparação com os grandes. O pesquisador e consultor Fred Rocha falou sobre Tendências de Mercado e frisou como a experiência pessoal do cliente tem grande influência na reconfiguração do atendimento e na prestação de serviços.
Em O Novo Consumo Digital, a influencer Isa Domingues apontou o uso das redes sociais como canal de venda, destacando “posicionamento, relevância e branding” como estratégias centrais. Já a empresária e investidora Camila Farani debateu sobre Inovação no Consumo, destacando que “inovação não tem necessariamente que passar pela tecnologia, mas, obrigatoriamente, com a melhora de produtos e serviços”.
A jornada de conhecimento foi encerrada com a solenidade de entrega do Prêmio Mercúrio a 21 empresários locais e da Medalha do Mérito Comercial de Minas Gerais a Modesto Araújo Neto.