É cada vez maior o número de consumidores conscientes e responsáveis, ou seja, que se preocupa com os atos no meio ambiente por suas decisões de compras. Essas pessoas optam por comprar de empresas ambientalmente responsáveis e também se preocupam com os impactos gerados pelos seus hábitos de consumo, como o uso e descarte adequado dos produtos e os resíduos gerados. A nova pesquisa sobre consumo consciente do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 243 fluminenses, mostra que 76,1% dos entrevistados levam em consideração a preservação do meio ambiente em suas atitudes. Esse número corresponde a um aumento de 12,9 pontos percentuais em relação ao levantamento de 2019. Outros 17,3% não informaram informar, e apenas 6,6% não levarão em consideração.
A sondagem também aguarda o sabre se os fluminenses concordam em pagar por sacolas feitas de fontes renováveis - um preço de custo. O estudo revelou que 58,4% dos entrevistados aprovam pagar pelas sacolas e 41,6% não concordam. Outro aspecto importante verificado na pesquisa foi a disposição dos consumidores em devolver ao transporte embalagens ou produtos já utilizados para contribuir no processo de reciclagem. Cerca de 81,1% disseram que, sim, estariam dispostos a devolver como embalagens após o consumo enquanto os que já fazem isso somam 14,4%. Somente 4,5% informaram que não fariam a devolução.
A postura dos consumidores em relação às embalagens melhora melhora na comparação com uma pesquisa anterior, na qual 94,4% devolveriam ou já devolvida como embalagens, contra 95,5% na pesquisa realizada em 2021. Para o IFec, isso comprova a maior percepção da importância de atitudes individuais em prol do meio ambiente.
Devolução de embalagens
Também conhecida como logística reversa, a devolução de embalagens pós-consumo pode ser remunerada. Os entrevistados fluminenses foram indagados sobre o tema, e apenas 40% acham que precisam ser remunerados pela devolução das embalagens, contra 60% que são contra. Ou seja, 4 em cada 10 cidadãos são favoráveis ao pagamento por embalagem devolvida.
Em relação ao lixo coletado nas ruas, 69,1% acredita que o material recolhido é misturado na coleta, sem separação entre reciclável e orgânico. Segundo 12,3%, o lixo é tratado corretamente, com a separação necessária. Outros 2,9% dos respondentes informaram que não há coleta de lixo na sua rua.
Em relação à pesquisa anterior, observa-se a diminuição nas respostas que afirmam que o lixo é processado corretamente diminuiu bem, de 21,2% em 2019 para 12,3% em 2021. Esse número pode ser um reflexo da percepção do consumidor do que é um tratamento adequado para o lixo, uma vez que os demais números da pesquisa melhora nos hábitos de consumo consciente.
Sobre a existência de locais para destinação local de resíduos sólidos, 53,9% originados não existam, 38,3% não seiam informar, e 7,8% confirmaram que esses locais existem.
Valor agregado
A economia circular é um conceito que enxerga a fabricação e o consumo dentro de uma lógica cíclica, estendendo a vida útil dos produtos. Questionados se conhecimento sobre o tema, 58,4% disseram desconhecer, 23,9% responderam já ter ouvido falar e somente 17,7% afirmaram conhecer esse modelo de economia.
Sobre a disposição em pagar um valor maior por produtos ambientalmente adequados, 42,8% dos consumidores afirmaram que sim, contra 57,2% que não são a favor.
Mudanças climáticas
A percepção sobre as mudanças climáticas também fez parte da pesquisa: 65,4% dos fluminenses consideram que estão associadas às suas ações rotineiras; 22% não consideram que estão associadas; e outros 12,3% não informaram informar.
Em relação aos hábitos dos fluminenses:
93,4% – Apagam como luzes ao sair de um recinto;
87,2% – Fecham a torneira ao escovar os dentes;
82,3% – Verificam se a embalagem do produto está danificada antes de comprar;
81,9% – Verificam a validade de um produto antes de comprar;
74,9% – Consome produtos orgânicos;
74,9% – Verificam os armários e geladeiras antes de efetuar as compras;
72% – Utilizam sobras de refeições para fazer uma nova refeição;
58,8% – Solicitam nota fiscal ao comprar um produto ou contratar um serviço;
54,3% – Leem o rótulo de um produto antes de comprar;
50,2% – Reduzem o uso de papel e produtos descartáveis;
49,4% – Plantam árvores ou cuidam de jardins/plantas;
43,6% – Separam óleo de cozinha para reciclagem;
39,9% – Utilizam transporte público ou bicicleta, em vez do carro;
38,3% – Separam o lixo para reciclagem;
35% – Adquirem eletrodomésticos que consomem menos energia;
28,4% – Consomem produtos com menor impacto no meio ambiente;
19,3% – Lavam o carro com mangueira;
6,2% – Lavam a calçada com o jato de água da mangueira.