Povos do Mar: expandindo o intercâmbio entre comunidades litorâneas do Ceará

Compartilhe:

Valorizar os territórios, criar conexões e intercâmbios, além de proporcionar trocas e vivências. A partir desses objetivos, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc e Senac, realiza uma expansão do Encontro Sesc Povos do Mar, que acontece anualmente em Caucaia, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, e que nos dias 21 a 24 de setembro, vai aportar em Jericoacoara, praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense. O evento é gratuito e aberto ao público.

Realizado há 13 anos, o Povos do Mar reúne mais de 200 comunidades litorâneas num grande encontro valorizando pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares.

Segundo o consultor de Programação Social do Sesc-CE, Paulo Leitão, o Sistema Fecomércio-CE vem realizando eventos no interior do Estado, oportunizando um turismo de experiência e de base comunitária, ampliando o conceito de turismo social. Nesse sentido, neste ano o circuito Sesc Povos do Mar já foi realizado em Bituptá, na praia de Barroquinha; além do circuito Sesc Herança Nativa, que levou para a idade de Piqué Carneiro, o I Circo dos Caretas da cidade.

“Estamos levando uma programação socioeducativa na perspectiva de chamar a atenção para o turismo, para a vila de Jericoacoara e o comércio, evidenciando o nosso artesanato, a nossa música e a nossa memória. A ideia do Sesc é difundir, através de processos educativos, as culturas locais, promovendo o desenvolvimento social e sustentável do Ceará”, pontuou.

Leia mais

Rolar para cima