A música é uma das linguagens trabalhadas pelo Sesc na área da cultura. Além de propiciar a difusão da produção musical brasileira e a valorização de artistas e tradições, a instituição investe em projetos de formação, com oferta de cursos de instrumentos e práticas de conjuntos, unindo educação musical e inclusão social.
Promovidos em mais de 10 estados, esses projetos proporcionam o intercâmbio entre os participantes de diversos pontos do País e a oportunidade de participação em eventos. O Festival Internacional Sesc de Música é um exemplo. Realizado em Pelotas (RS) e considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o festival promove, em paralelo às apresentações de músicos e orquestras renomadas, cursos de especialização voltados a estudantes e musicistas de todo o País.
Os alunos selecionados têm aulas com professores de diversas partes do mundo. São 21 cursos de instrumentos diversos, além de canto lírico, composição e choro. Além das ações formativas, os estudantes integram a banda e a orquestra acadêmicas que se apresentam em dezenas de espetáculos no município gaúcho. As inscrições para os cursos da 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá em janeiro de 2025, estão abertas até o dia 12 de agosto e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.