O Senac-RJ acaba de ser tornar a primeira escola de nível técnico na área de saúde, no Brasil, a inserir a simulação realística no ensino, apoiado por altas tecnologias. A instituição está lançando um projeto inovador, o Lab Saúde, seu primeiro Centro de Simulação, voltado para treinamentos, capacitações e aperfeiçoamento de estudantes, ex-alunos e profissionais de saúde, utilizando as mais modernas tecnologias que existem atualmente no mercado, em ambientes simulados e altamente realísticos. O novo laboratório fica no Centro Politécnico do Senac-RJ (R. Vinte e Quatro de Maio, 543 – Riachuelo) e está equipado com diferentes layouts de cenários de simulação, e com capacidade para receber de 10 a 12 alunos por vez.
A infraestrutura contempla leitos de cuidados intensivos adulto e neonatal, enfermaria clínica, urgência e emergência, além da ambiência característica dos grandes centros de simulação em saúde, como as salas de debriefing e de controle. Essas salas são equipadas com recursos que possibilitam a aprendizagem em módulos anatômicos em 3D, através da Plataforma Interativa Multidisciplinar 4K. Outra aquisição relevante foi a do software Sim Capture, utilizado para análise e captação de imagens e que permite a transmissão das aulas para outras unidades ou para qualquer outro lugar do mundo. Foram adquiridos, ainda, manequins adultos e pediátricos de média e alta fidelidade, que apresentam respostas iguais ao corpo humano, como taquicardia, alteração da pressão arterial, entre outras.
Sempre em busca de excelência na educação em saúde, o Senac-RJ se tornou, também, a primeira instituição a obter e inserir em seus cursos a utilização do Body Interact, reconhecido como o melhor software de paciente simulado do mundo. Essa tecnologia permite que os estudantes resolvam casos clínicos interagindo com o paciente virtual. A experiência possibilita a imersão em diversas situações clínicas, incluindo a evolução para casos de maior gravidade em saúde, como uma parada cardíaca, por exemplo.
O Lab Saúde integra a aprendizagem baseada em simulação nos cursos da área de saúde a partir de uma estrutura altamente tecnológica, com apoio de softwares e equipamentos recém-lançados no mercado mundial que possibilitam otimizar a experiência de aprendizagem. Essa metodologia replica cenários que remetem à prática realística do procedimento e permitem a participação ativa de alunos e profissionais, possibilitando que vivenciem situações com realismo em um ambiente seguro, sem colocar em risco a vida de um paciente real.Investindo cada vez mais em inovação e diversidade, o Senac-RJ optou pela utilização de equipamentos e manequins de tons variados de pele. Segundo o último Censo (2022), o Brasil tem uma população negra que representa 56% dos habitantes. O Senac-RJ considera fundamental que os alunos treinem habilidades de manejo considerando a diversidade da nossa população, em todos os tipos de pele.
O cronograma do Lab Saúde contém cursos de simulação realística em Feridas e Curativos, Parada Cardiorrespiratória, Suporte Básico de Vida Pediátrico e de Vida Adulta e em Punção Venosa Periférica. No período de 26 de agosto até 02 de outubro serão ministradas aulas piloto para profissionais e alunos da área de saúde, divididos em dois grupos. Em breve, as unidades Barra da Tijuca, Itaperuna, Resende e Teresópolis receberão os cursos e atividades do Lab Saúde, assim como equipamentos e tecnologias.