Projeto do Sesc Mesa Brasil começa na Serra com ações voltadas à segurança alimentar, educação e práticas sustentáveis
O Sesc Espírito Santo inicia, em 2025, o Projeto Territórios Solidários, por meio do programa Sesc Mesa Brasil. A iniciativa promoverá ações socioeducativas em territórios vulneráveis, com foco em segurança alimentar, práticas sustentáveis e cultura alimentar. O Projeto Semente, na Serra, foi o primeiro selecionado para receber as atividades, que incluem a implantação de hortas comunitárias.
“As hortas servirão como estratégia de articulação comunitária. Além de fornecer alimentos, conscientizarão sobre plantio, partilha e valorização dos saberes locais”, destaca Eduardo Gonçalves, assistente social do Sesc Mesa Brasil.
Ivana Asseruy Nippes, coordenadora do Projeto Semente, celebrou a parceria: “Essa colaboração fortalece a segurança alimentar de 200 crianças e adolescentes atendidos diariamente e permitirá que as famílias aprendam sobre o cultivo e levem para casa o excedente das colheitas.”
As hortas seguem os princípios da agroecologia e incentivam a criação de cultivos caseiros, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável.