Sesc-PE realiza Entre-Ruas: arte conectada com o urbano periférico

Compartilhe:

As ruas do Recife são palco de criação artística e para celebrar as pulsões e movimentos que nascem das periferias que surge o “Entre-Ruas: territórios criativos em fluxos periféricos”, iniciativa do Sesc Pernambuco que acontece de setembro a novembro deste ano. A ação conta com apoio do Hub Criativo PE, parceria entre o Sesc e Sebrae para o desenvolvimento dos territórios culturais por meio da qualificação dos empreendedores criativos.

Este primeiro momento do festival Entre-Ruas é dedicado ao graffiti, um dos símbolos das artes visuais periféricas. Com a curadoria de Yony Seres, da produtora CordaLama, o Sesc convidou artistas locais que juntam-se aos selecionados do programa Colorindo o Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, para levar novas cores aos muros das comunidades de Santo Amaro e Casa Amarela, transformando as paredes em painéis de arte urbana.

“O Entre-Ruas chega para agitar o desenvolvimento comunitário das periferias a partir da cultura. E não tem como falar nesse tema sem entender as questões que regem e permeiam os indivíduos que habitam as periferias, em sua maioria pessoas negras e de classe média-baixa. Entre-Ruas é a artes urbana, na rua, como ferramenta de desenvolvimento e qualidade de vida.”, explica Tacio Russo, coordenador do Entre-Ruas e técnico de artes visuais no Sesc Pernambuco.

O projeto segue, em outubro, trazendo outros elementos da cultura hip-hop, do bregafunk e outras expressões urbanas do Recife, dentre eles: shows, batalhas de break, batalhas de MC’s, feirinha criativa, circuito de ciclismo, oficinas, formações em produção artística, além de um Encontro de Negócios (17/10) viabilizando a reunião entre artistas, curadores, galeristas e contratantes, tudo isso em uma programação gratuita. E finaliza, de 6 a 8 de novembro, com workshops, palestras e atividades práticas em parceria com a UFPE no Colóquio Internacional Habitar a Terra (ICHT).

PROGRAMAÇÃO ENTRE RUAS, CLIQUE AQUI.

Leia mais

Rolar para cima